Um Jogo Sério para Aplicação de Comunicação Não Violenta em Ambiente Organizacional

  • João Victor D. Batista UFS
  • Kenia K. Cox UFS

Resumo


Este relata a construção de um jogo sério – EMCOMTRA, da fase de delineamento até a validação do conteúdo, o qual explora a comunicação empática em ambiente corporativo, visando evitar e mitigar conflitos. O serious game foi construído com a aplicação da engine Unity, com scripts desenvolvidos na linguagem de programação C#, metodologia XP e foram explorados narrativa própria de ambiente corporativo, bem como cenários, e ainda diálogos apresentando a CNV por meio de situações problemas apresentadas através de questões, para estímulo à aplicação da comunicação empática em ambiente corporativo. Para validação do resultado foram aplicadas as metodologias LORI e Gameflow visando analisar a qualidade do objeto de aprendizagem construído, bem como o nível de diversão do mesmo. Um total de 37 respondentes efetuaram a validação do EMCOMTRA sinalizando que este cumpre o objetivo a que se propôs e apontaram pontos a serem melhorados no processo de evolução do jogo.

Referências

Citelli, A., Gomes, A. L., Calixto, D., Teles, E., Nagamini, E., Costa, E., Bierwagen, G., Corazza, H., Almeida, M. C., Soledade, R., Andrade, R., Flacão, S., Costa, S., Luz-Carvalho, T. e Nardes, W.(2021) A fala docente: formação, meios de comunicação e temporalidades. Editus 1ed. pag 132. Disponível em: [link].

Instituto Desenho Instrucional (2018).7 Vantagens de Integrar Games nos Treinamentos Corporativos. Disponível em: [link] Acessado em: 29/03/2021

Instituto Mordor Intelligence (2020). SERIOUS GAMES MARKET-GROWTH, TRENDS, COVID-19 IMPACT, AND FORECASTS(2021-2026). Disponível em: [link].

Marcelino, A. (2019) Comunicação Não Violenta para Melhorar Profissionais e Pessoais, Screencorp Blog, 2019. Disponível em: [link] Acessado em: 20/02/2022.

Medeiros, M. de O.; Schimiguel, J. (2012). UMA ABORDAGEM PARA AVALIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS: ÊNFASE NO ENSINO FUNDAMENTAL. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36378. Disponível em: [link]

Mensah,M (2021). Comunicação não violenta: o que é e como usá-la no trabalho? Para se Inspirar. Acessado em: [link] Disponível em: 20/02/2022.

Rocha, C. (2017). Manual de Comunicação Não Violenta para Organizações. UnB, Brasília, 1a. ed. Disponível em: [link]

Rosenberg, M. (2006) Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. ed. 4ª.

Savi, R. e Ulbricht, V. (2008) Jogos Digitais Educacionais: Benefícios e Desafio. CINTED-UFRGS: Novas Tecnologias na Educação. Disponível em: [link].

Silva, L.(2020) Guia Prático para a Comunicação Não Violenta. Ministério Público do Estado do Piauí, 2020. Disponível em: [link]. Acessado em: 22/02/2022
Publicado
05/12/2022
BATISTA, João Victor D.; COX, Kenia K.. Um Jogo Sério para Aplicação de Comunicação Não Violenta em Ambiente Organizacional. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 22. , 2022, Paulo Afonso/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 31-40. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2022.228715.