GEN 2.0: Jogo mobile para pessoas com deficiência visual, voltado ao ensino lúdico da língua através da contação de histórias

  • Felipe S. Queiroz UEFS
  • Valmir Vinícius de A. Santos UEFS
  • Claudia Pinto Pereira UEFS

Resumo


A adoção da língua inglesa como linguagem global vem gerando uma demanda maior para o aprendizado da mesma, visto que muitos conteúdos disponibilizados só são acessados em inglês. Além da barreira da linguagem, esses conteúdos raramente são acompanhados de materiais para que pessoas com deficiência visual possam consumi-los. Neste contexto, foi pensado o desenvolvimento do jogo GEN, um jogo mobile que promove a aprendizagem lúdica da língua inglesa, voltado para a inclusão de pessoas com deficiência visual, a partir de interações tátil e auditiva, que indenpendem do acompanhamento visual. Em sua segunda versão, apresentada neste artigo, o jogo traz um módulo adicional, através do qual a pessoa com deficiência visual pode aprender a língua inglesa a partir da escuta de histórias contadas.

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Publicado
05/12/2022
QUEIROZ, Felipe S.; SANTOS, Valmir Vinícius de A.; PEREIRA, Claudia Pinto. GEN 2.0: Jogo mobile para pessoas com deficiência visual, voltado ao ensino lúdico da língua através da contação de histórias. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 22. , 2022, Paulo Afonso/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 41-49. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2022.228869.