Modelagem com BPMN para Diagnóstico de Processos de Saúde: o Caso do SAMU 192 do Estado de Alagoas

  • Fabricio Rocha – Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
  • Marcílio Junior – Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
  • Anderson Gomes – Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Resumo


Os processos de negócios na área de saúde nos níveis de urgência e emergência são altamente complexos e variáveis em função do trabalho diário que requer reações frequentes tanto para os resultados provisórios dos processos de diagnóstico como para as instruções médicas inesperadas, tal como ocorre nas ligações de atendimento 192 do SAMU. Neste contexto, o presente artigo faz uma aplicação da modelagem BPMN para desenhar e diagnosticar processos na área de saúde, adotando como estudo de caso o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do estado de Alagoas.

Referências

ABPMP. (2009) “Guia para o Gerenciamento de Processo de Negócio Corpo comum de conhecimento (BPM CBOK)”, versão 2.0.

Araujo, M. H.; Albuquerque, J. P. (2010) “Analisando Aspectos Sociais e Organizacionais da Modelagem de Processos de Negócios: Uma Abordagem Sociotécnica”. In: IV Workshop de Gestão de Processos de Negócio (WBPM). Anais do VI SBSI. Porto Alegre : SBC. p. 1-8.

Ko, R. K. L., Lee, S. S. G., and Lee, E. W. (2009) “Business process management (BPM) standards: A survey”. Business Process Management Journal. Vol 15 (5).

Rolón, E., García, F., Ruíz, F., Piattini, M., & Calahorra, L. (2010). “Healthcare Process Development with BPMN”. In M. Cruz-Cunha, A. Tavares, & R. Simoes (Eds.) Handbook of Research on Developments in E-Health and Telemedicine: Technological and Social Perspectives (pp. 1024-1047). Hershey, PA.

Ugulino, W. (2010) “Método Cyclus para a melhoria contínua de processos de colaboração com o uso de TICS”. Dissertação – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Weske, M. (2007) “Business Process Management: Concepts, Languages”. Berlin:Springer.

Agostini, Manuela Rosing. (2010) “Da administração legal ao Business Process Management: O mapeamento de processos de negócio em escritórios de advocacia”. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Administração) – Universidade de Caxias do Sul.

Capilheira, R., Garcia, L. (2010) “Diagnóstico e proposta de melhoria nos processos da área de TI nos setores de telefonia/redes e data center”. In: ULBRA - Universidade Luterana do Brasil.

Andrade, F. (2012) “Gestão do conhecimento aplicada ao processo de desenvolvimento de software: estudo de caso da Câmara dos Deputados”. TCC de Pós-graduação – MBA em Governança em TI no Setor Público, Centro Universitário do Distrito Federal, Brasília.

Nunes, A., Alves, C., Pinto, R. (2012) “Modelagem de Processos no Apoio à Aderência de Implantação de ERP Hospitalar”. In: SBSI – Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, São Paulo.

Ostroski, E., Prado, E., Errante, J. (2012) “Avaliação de BPMN para a caracterização estratégica de uma organização de pesquisas acadêmicas”. In: SBSI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.

Ebisawa, M., Costa, J., Souza, R., Magon, M., Mascarenhas, Y. (2011) “Elaboração de um Modelo de Referência para o Processo de Radiologia”. In: NPT - Núcleo de Pesquisas Tecnológicas. UMC – Universidade de Mogi das Cruzes.

Sobreiro, P., Claudino, R. (2012) “Gestão de Processos de Negócio em Organizações Desportivas: Um estudo de caso no Comité Européen de Rink-Hockey”. In: Revista Intercontinental de Gestão Desportiva. Vol.2.
Publicado
22/08/2018
ROCHA, Fabricio; JUNIOR, Marcílio; GOMES, Anderson. Modelagem com BPMN para Diagnóstico de Processos de Saúde: o Caso do SAMU 192 do Estado de Alagoas. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 18. , 2018, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 278-287.