Ambiente virtual para simulação de futebol de robôs aplicado ao estudo de programação, sistemas inteligentes e robótica
Resumo
A consolidação da teoria com a prática é um dos principais desafios no processo de ensino e aprendizagem, tanto na educação básica como na superior. O crescente número de ferramentas digitais, que podem ser usadas nesse processo, tem auxiliado alunos e professores na construção do conhecimento. Dessa forma, esse trabalho apresenta um ambiente virtual para a simulação de futebol de robôs, aplicado em aulas práticas de disciplinas que envolvem linguagens de programação, sistemas inteligentes e robótica. A plataforma de simulação gerencia uma partida de futebol, onde a programação de cada jogador é feita pelo usuário. A demonstração de funções básicas, para o controle de uma partida, envolvem conteúdos como programação orientada a objeto, recursão, buscas heurísticas, sensores e atuadores. O uso de jogos, como o futebol de robôs, na educação visa ampliar o interesse e a curiosidade dos alunos em buscar novos conhecimentos e para o educador, a possibilidade de expandir suas metodologias de ensino.
Referências
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