Ambiente virtual para simulação de futebol de robôs aplicado ao estudo de programação, sistemas inteligentes e robótica

  • Paulo Silva FAINOR
  • Amanda Caetano FAINOR
  • Rodrigo Almeida FAINOR
  • Marcos Prado FAINOR

Resumo


A consolidação da teoria com a prática é um dos principais desafios no processo de ensino e aprendizagem, tanto na educação básica como na superior. O crescente número de ferramentas digitais, que podem ser usadas nesse processo, tem auxiliado alunos e professores na construção do conhecimento. Dessa forma, esse trabalho apresenta um ambiente virtual para a simulação de futebol de robôs, aplicado em aulas práticas de disciplinas que envolvem linguagens de programação, sistemas inteligentes e robótica. A plataforma de simulação gerencia uma partida de futebol, onde a programação de cada jogador é feita pelo usuário. A demonstração de funções básicas, para o controle de uma partida, envolvem conteúdos como programação orientada a objeto, recursão, buscas heurísticas, sensores e atuadores. O uso de jogos, como o futebol de robôs, na educação visa ampliar o interesse e a curiosidade dos alunos em buscar novos conhecimentos e para o educador, a possibilidade de expandir suas metodologias de ensino.

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Publicado
09/04/2019
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SILVA, Paulo; CAETANO, Amanda ; ALMEIDA, Rodrigo ; PRADO, Marcos . Ambiente virtual para simulação de futebol de robôs aplicado ao estudo de programação, sistemas inteligentes e robótica. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 477-486.