Proposta de Software na Disciplina Computação Aplicada à Medicina
Resumo
Este trabalho apresenta um relato referente a uma proposta do software denominado 'Infomed', projetada por estudantes do curso de Medicina, na disciplina 'Computação Aplicada à Medicina'. A preparação do futuro médico para a participação em equipes multidisciplinares de desenvolvimento de software é imprescindível. Os resultados demonstram que ideias de software inovador podem ser geradas na disciplina e incentivam a abordagem de temáticas da Computação no curso de Medicina.
Referências
ARRUDA, Mariana. O que significa Design Thinking? Agência USP de Inovação (AUSPIN). Disponível em: http://www.inovacao.usp.br/o-que-significa-design-thinking/. Acesso em 08 de jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde DataSus. Portal da Saúde. Disponível em: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php. Acesso em 08 de jun. 2021.
CETIC. Painel TIC COVID-19 apresenta dados inéditos sobre acesso a serviços públicos on-line e desafios à privacidade durante a pandemia. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 2020. Disponível em: Acesso em 28 de jun. 2021.
GOMES, Patrícia. Sala de aula invertida chega a médicos de Stanford. Porvir inovações em educação. Disponível em: https://porvir.org/sala-de-aula-invertida-chega-medicos-de-stanford/. Acesso em 06 jun. 2021.
GOOGLE PLAY. Google Play Store. Disponível em: https://play.google.com/store/. Acesso em 08 de jun. 2021.
MD Saúde. MD.Saúde. Disponível em: https://www.mdsaude.com/. Acesso em 10 de jun. 2021. MENDES, Cristiane B. et al. Aplicativo móvel educativo e de follow up para pacientes com doença arterial periférica. Revista Latino-Am. Enfermagem, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em 10 de jun. 2021.
MILLER, Tricia A. Health literacy and adherence to medical treatment in chronic and acute illness: A meta-analysis. Patient education and counseling, v. 99, n. 7, p. 1079-1086, 2016.