Um relato de experiência da utilização do scratch no ensino de lógica de programação para crianças

  • Sábia Belle C. de Oliveira IFTO
  • Ramásio Ferreira de Melo IFTO
  • Rogério Pereira de Sousa UNISINOS

Resumo


Com a evolução das tecnologias o processo de ensino sofreu algumas modificações, atualmente o ensino de lógica de programação é realizado de maneira divertida e criativa. Dessa maneira, esse artigo tem por objetivo realizar um relato de experiência da utilização do Scratch, ferramenta utilizada no ensino de lógica de programação para crianças. Classifica-se como uma pesquisa experimental, uma vez que os alunos são objetos de estudo e aplicou-se o Scratch como instrumento influenciador. Os resultados, evidenciam o relato de experiência do curso: Programação para Jogos utilizando o Scratch, ofertado pelo PIBID subprojeto informática Araguatins, voltado para alunos no ensino fundamental.

Referências

Boulic, R. and Renault, O. (1991) “3D Hierarchies for Animation”, In: New Trends in Animation and Visualization, Edited by Nadia Magnenat-Thalmann and Daniel Thalmann, John Wiley & Sons ltd., England.

Farias, M. J. AVALIAÇÃO TÉCNICA E PEDAGÓGICA DO JOGO SÉRIO “JOY E AS LETRINHAS”. CINTED-UFRGS. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação .v.16 , n.1 , 2018 .Disponível em :https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/85877/49285. Acesso em: 13 out 2018.

Ferrari, A. Linguagens de Programação. UFABC, 2008. Disponível em: . Acesso em: 30 set 2018.

Figueiredo, C. Z. Jogos Computadorizados para Aprendizagem Matemática no Ensino Fundamental: Refletindo a partir dos Interesses dos Educandos. CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação. V. 3 No 1, Maio, 2005.
Publicado
26/12/2019
DE OLIVEIRA, Sábia Belle C.; DE MELO, Ramásio Ferreira; DE SOUSA, Rogério Pereira. Um relato de experiência da utilização do scratch no ensino de lógica de programação para crianças. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (ERCAS), 7. , 2019, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 169-174.