Uma Proposta Mobile para Auxiliar a Comunicação de Crianças com Autismo Utilizando o Sistema PECS

  • Eisenrawer Piauilino IFPI
  • Klara Almeida IFPI
  • Thassyo Freire IFPI

Resumo


O autismo é um transtorno que causa déficits na comunicação, e problemas de comunicação podem levar o autista ao isolamento social. O sistema PECS (Picture Exchange Communication System) utiliza associações de imagens a palavras em uma sequência inteligível permitindo ao autista conseguir se expressar. Por outro lado, as tecnologias digitais podem auxiliar na comunicação de autistas. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver uma aplicação para dispositivos móveis utilizando PECS, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento da comunicação de indivíduos com autismo. Para tanto, foi realizado estudos sobre o tema e posteriormente foi implementado um prototipo do aplicativo utilizando Kodular.

Referências

Bittencourt, Ivanise e Fumes, Neiza. (2016) “A tecnologia assistiva SCALA na promoção de narrativas de sujeitos com Transtorno do Espectro Autista sobre as suas experiências escolares e o autismo”, Anais... [S.l: s.n.], 2016. p. 767.

Bomfim, Kelen Cândida Vieira. (2015) “Pessoas com espectro autístico na comunicação com as bibliotecas: o catálogo como interface”.

Caminha, Vera Lucia et al. (2019) “Tecnologia Assistiva e seus recursos no trabalho com crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) no projeto ADACA”, Revista Iberoamericana de Psicología, v. 11, n. 3, p. 93–102.

Da Costa, Roberta DallAgnese et al. (2015) “Percepções de acadêmicos sobre o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis como ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem em anatomia humana” Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 4, n. 1.

Passos, Luana Lindoso e Bandim, Jose Marcelino. (2011) “Diferença na aprendizagem entre meninos e meninas com autismo”, Revista Brasileira de Psiquiatria, Recife, v. 21, n. 4.

Santarosa, Lucila Maria Costi e Conforto, Débora. (2015) “Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista”, Revista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 21, n. 4 (out./dez. 2015), p. 349-366.

Santos, M.C. e Freitas, P.P. (2014) “Perturbações do Espetro do autismo”, Psicologia e psiquiatria da infância e adolescência, p. 137–157.

Silva, Beatriz Siqueira et al. (2018) “DIFICULDADE NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEU IMPACTO NO ÂMBITO FAMILIAR”, CIPEEX, v. 2, p. 1086–1098.

Silva, Lilianna et al. (2017) “A utilização do EdiLim como ferramenta pedagógica para alunos com TEA (Transtornos do Espectro Autista)”, Anais... [S.l: s.n.], 2017. p. 1208.

Vieira, Soraia. (2019) “Sistema por figuras é boa ferramenta de comunicação para autistas”, Revista Autismo. Disponível em:.

Vinocour,Evelyn.(2013)“Autismo:o que é,sintomas e tipos”,https://www.minhavida.com.br/saude/temas/autismo acesso em = 06 dez. 2018.

Publicado
26/12/2019
PIAUILINO, Eisenrawer; ALMEIDA, Klara ; FREIRE, Thassyo . Uma Proposta Mobile para Auxiliar a Comunicação de Crianças com Autismo Utilizando o Sistema PECS. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (ERCAS), 7. , 2019, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 288-293.