Sistema de Sensoriamento Remoto da Câmara Fria do IFPI
Resumo
No presente artigo é apresentada uma proposta de automação capaz de monitorar câmaras frias e locais que necessitam de supervisão de temperatura e umidade. Neste trabalho é usada uma placa Arduino para o controle dos sensores e uma interface gráfica do sistema, que ler os dados obtidos e os enviam para um banco de dados na nuvem. O principal objetivo deste trabalho é evitar deterioramento dos alimentos, que são reservados nesses locais, através da má supervisão do clima interno. Além disso tem o objetivo de reduzir o custo operacional do serviço, possibilitando o remanejamento de servidores que exerciam essa função para outra.
Referências
Dispositivos: é por aí que começa a internet das coisas. Menlo, A. 2017. Disponível em:
SANTOS, O. L., JUNIOR, J., & NEVES, M. R. (2016). Sistema de Controle de Temperatura para uma Estufa com Monitoramento via Aplicativo. RCT, 1(1).
RÉGIS-SILVA, M. J., dos SANTOS, O. F. P., da SILVA-JÚNIOR, L. C., DINIZ, H. M., SILVA, U. L., & Gonçalves, M. H. (2017). COMPARAÇÃO ENTRE UM TERMÔMETRO CONSTRUÍDO COM ARDUINO E TERMÔMETROS USADOS NO MERCADO. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca, 10(2), 140-147.
Dilly, R. O., & Mendes, L. F. C. (2015). Aplicação em Tempo Real de Monitoramento de Umidade e Temperatura Utilizando Arduino. Caderno de Estudos em Sistemas de Informação, 2(1).