A Utilização da Lógica Fuzzy Como Ferramenta Auxiliar na Detecção de Doenças Fúngicas do Tomateiro Como a Septoriose

  • Luís Moreira IFCE
  • Arilson Ferreira IFCE
  • Gabriel de Arruda IFCE
  • Rhyan de Brito IFCE

Resumo


Os sistemas fuzzy são apropriados para a manipulação de informações subjetivas, como no cenário desta pesquisa sobre a septoriose no tomateiro. Podendo ser utilizado por profissionais para detectar a doença antes que se manifeste em todo o plantio. Devido a grande diversidade de doenças no tomateiro, detectar qual delas afeta a planta se torna demasiadamente difícil, dessa forma o objetivo deste artigo é discutir o uso da lógica fuzzy para auxiliar na análise das plantas e assim poder detectar se a mesma é portador ou poderá desenvolver a septoriose. De acordo com os resultados apresentados o sistema fuzzy demonstrou-se bastante útil para o auxílio na detecção da doença ficando evidente sua importância como ferramenta para diagnóstico em plantas.

Referências

Aguado, A. G. and Cantanhede, M. A. (2010). Lógica fuzzy. Artigo sem.

Alves, M., POZZA, E., SILVA, F., SOUZA, P., and POZZA, A. (2006). Akutsu, m. relação de funções climáticas e bióticas com a taxa de infecção da ferrugem do cafeeiro (hemileia vastatrix berk. & br.). 1981. 67. GEOESTATÍSTICA E SISTEMAS ‘FUZZY’NA PROTEÇÃO DE PLANTAS, 45:93.

Camargos, F. L. (2002). Lógica nebulosa: uma abordagem filosófica e aplicada. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ferreira Junior, J. B. (2016). Eficiência de fungicidas no controle da septoriose em tomateiro industrial.

Gomide, F. A. C. and Gudwin, R. R. (1994). Modelagem, controle, sistemas e lógica fuzzy. SBA controle & Automação, 4(3):97–115.

Lopes, C. A. and de Ávila, A. (2005). Doenças do tomateiro. Embrapa Hortaliças-Livro técnico (INFOTECA-E).

Marro, A. A., de Carvalho Souza, A. M., de Sousa Cavalcante, E. R., Bezerra, G. S., and de Oliveira Nunes, R. (2010). Lógica fuzzy: Conceitos e aplicações. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Neto, V. and dos Santos, D. (2016). Modelagem fuzzy para avaliação do desenvolvimento do tomate em tens˜oes de água no solo e doses de salinidade na irrigação.

Oliveira, C. C. (2015). Detecção automática de doenças em folhas de plantas baseado em redes de petri e algoritmos genéticos.

Reis, A., Boiteux, L. S., and Lopes, C. A. (2006). Mancha-de-septória: doença limitante do tomateiro no período de chuvas. Embrapa Hortaliças.

Vianna, G. K. and da Cruz, S. M. S. Redes neurais artificiais aplicadas ão monitoramento inteligente de doenças e pragas em tomateiros.

Weber, L. and Klein, P. A. T. (2003). Aplicação da lógica fuzzy em software e hardware. Editora da ULBRA.
Publicado
10/09/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MOREIRA, Luís; FERREIRA, Arilson; DE ARRUDA, Gabriel; DE BRITO, Rhyan. A Utilização da Lógica Fuzzy Como Ferramenta Auxiliar na Detecção de Doenças Fúngicas do Tomateiro Como a Septoriose. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 8. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 9-15. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11462.