SEnsES: Uma Ferramenta de Suporte a Personalização do Ensino de Engenharia de Software

  • Andressa Ferreira IFCE
  • Rennan Teles IFCE
  • Bárbara da Silva IFCE
  • David da Silva IFCE
  • Monick Macena IFCE
  • Pedro Dias IFCE
  • João N. Júnior IFCE

Resumo


Com o passar dos anos, a personalização do ensino tem se mostrado uma forte tendência nos processos de ensino e aprendizagem. Na área de Engenharia de Software (ES), é cada vez mais comum encontrar abordagens de ensino centradas no aluno (e.g. projetos práticos, jogos e simuladores). Mediante esse cenário, este trabalho tem como objetivo apresentar uma ferramenta de software capaz de personalizar o ensino de ES. A ferramenta utiliza como base para o seu algoritmo o Team Role Self-Perception Inventory (TRSPI), método proposto na área de psicologia ocupacional. Como forma de avaliação, a ferramenta proposta foi analisada por docentes da área e obteve resultados positivos.

Referências

Cunha M. I., O bom professor e sua prática, 2 ed, São Paulo: Papirus, 182p., 2002.

Kubo O. M., Botomé S. P., Ensino-Aprendizagem: Uma interação entre dois processos comportamentais, Revista Interação em Psicologia, vol 5, 2001.

Portela, C.S., Vasconcelos A.M.S., Oliveira S.R.B., Um Modelo Interativo para o Ensino de Engenharia de Software Baseado em Abordagens Focadas no Aluno, VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2017.

ACM/IEEE, Software Engineering 2014: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Software Engineering, 2014.

Souza M., França C., O Sucesso dos Jogos para Ensino de Disciplinas de Engenharia de Software sob a ótica de uma Teoria Motivacional, V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2016.

Belbin M. R., Team Roles at Work, Oxford: Butterworth Heinemann, 1993.

Ferreira A. B., Moura A. R., Lima W. V., Uma Proposta de um Método para a Personalização do Ensino de Engenharia de Software, XXIII Conferência de Informática na Educação (TISE), 2018.
Publicado
10/09/2020
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Andressa; TELES, Rennan; DA SILVA, Bárbara; DA SILVA, David; MACENA, Monick; DIAS, Pedro; N. JÚNIOR, João. SEnsES: Uma Ferramenta de Suporte a Personalização do Ensino de Engenharia de Software. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 8. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 61-69. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11469.