AWT - Assistive Web Tool
Resumo
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) tornaram-se primordiais na vida das pessoas, tanto para trabalho quanto para lazer. A acessibilidade a essas tecnologias preocupam entidades padronizadoras da internet, como a World Wide Web Consortium (W3C), ainda assim encontramos na internet páginas inacessíveis, que prejudicam pessoas com deficiência, que a utilizam para estudo e trabalho. As limitações dos leitores de tela ao acessarem essas páginas em desacordo com as linhas guias propostas pela W3C e órgãos governamentais, prejudicam a usabilidade do cego. A AWT - Assistive Web Toolé uma ferramenta que converte páginas de sítios eletrônicos para exibi-las de forma adequada a pessoas com deficiência visual.
Referências
BRASIL (2009). Tecnologia Assistiva. DORDE, Brasilia.
BRASIL (2015). Lei 13.146 de 06 de julho de 2015. institui a lei brasileira de inclus˜ão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência).
Campana, A. R. (2017). ANáLISE DA QUALIDADE E USABILIDADE DOS SOFTWARES LEITORES DE TELA VISANDO A ACESSIBILIDADE TECNOLÓGICA ÁS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. phd dissertation, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho.
Cardoso,W. L. (2018). Acessibilidade na web: plugin para facilitar o acesso ão conteúdo. Centro Universitário UNIFAFIBE.
Garcia, J. C. D., Galv˜ão Filho, T., dos Santos, M. C. D., Mendes, V., Roberto, M. V., and Ribeiro, D. F. B. (2017). Pesquisa Nacional de Inovação em Tecnologia Assistiva III (PNITA III) Principais resultados, análise e recomendações para as políticas públicas. ITS BRASIL, S˜ão Paulo.
Geraldo, R. J. (2016). Um auxílio à navegação acessível na web para usuários cegos. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de S˜ão Paulo.
MS (2008). Portaria no 3.128 de 24 de dezembro de 2008. define que as redes estaduais de atenção à pessoa com deficiência visual sejam compostas por ações na atenção básica e serviços de reabilitação visual.
Nielsen, J. and Loranger, H. (2007). Usabilidade na Web. ELSEVIER, Rio de Janeiro.
Nielsen, J. and Mack, R. L. (1994). Usability inspection methods computer. John Wiley e Sons.
Ottaiano, J. A. A., de Ávila, M. P., Umbelino, C. C., and Taleb, A. C. (2019). As Condições deSaúde Ocular no Brasil 2019. CBO.
Pereira, L. S., Ferreira, S. B. L., and Archambault, D. (2015). Preliminary web accessibility evaluation method through the identification of critical items with the participation of visually impaired users. Procedia Computer Science.
Sampaio, C. F. and Martini, L. C. (2018). Aperfeiçoamento do sistema webanywhere: Um leitor de tela para deficientes visuais específico para web. Revista Ciência e Tecnologia - UNISAL, 21(38).
Tanenbaum, A. S. and Wetherall, D. J. (2011). COMPUTER NETWORKS. PEARSON.
W3C (2019). World wide web consortium.
WHO (2019). Blindness and vision impairment.