Controle de acesso para condomínios residenciais

  • Bruno Serra IFPI
  • Danilo Evangelista Centro Universitário Facid Wyden
  • Fábio Lima IFPI

Resumo


O controle de acesso é uma funcionalidade essencial quando se desenvolve um serviço voltado para condomínios residenciais. Contudo, para que esse serviço performe de acordo com o esperado é preciso identificar o processo como todo e assim escolher as técnicas mais adequadas. O aspecto segurança, nesse sentido, é quesito mais desejado para que o serviço seja confiável. Este trabalho apresenta um mecanismo de controle de acesso utilizado cujo o objetivo é garantir o controle de acesso (CA) confiável para os moradores e seus respectivos convidados. O CA desenvolvido utiliza o conceito de triagem com o intuito de garantir os princípios de identificação, autenticação e autorização, liberando o acesso aqueles convidados que realmente são legítimos. Uma avaliação preliminar do serviço de CA foi conduzida para avaliar o grau de satisfação de moradores e colaboradores de um condomínio residencial.

Referências

Apptohome (2017). https://apptohome.com.br/.

BATISTA, R. L. (2015). Produção do espaço urbano e controle social: os espaços residenciais populares fechados como novo modelo

de moradia. PhD thesis, Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Geografia. FCT–UNESP.

Bento, B. R. (2016). Automação aplicada à redução do desperdício de água em instalações prediais.

Carvalho, J. C. D. R. S. (2015). A atuação do gestor de segurança em condomínios residenciais. Segurança Privada-Unisul Virtual.

de Oliveira Schwartz, R. B. (2018). Revolucionando o condomínio. Editora Saraiva.

Khezr, S., Moniruzzaman, M., Yassine, A., and Benlamri, R. (2019). Blockchain technology in healthcare: A comprehensive review

and directions for future research. Applied Sciences, 9(9):1736.

Nunes, L. d. S. (2019). Siscond: um sistema para gest˜ão de condomínios.

Owen, R. (2019). Net promoter score and its successful application. In Marketing Wisdom, pages 17–29. Springer.

SeverinoAPP (2017). https://severinoapp.com/.

Ucondo (2018). https://ucondo.com.br/.
Publicado
10/09/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SERRA, Bruno; EVANGELISTA, Danilo; LIMA, Fábio. Controle de acesso para condomínios residenciais. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 8. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 109-116. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11474.