Análise da Não Participação Feminina nos Cursos de Informática em Escolas Estaduais de Educação Profissional

  • Sara Sousa UniVS
  • Katyeudo Oliveira UFRPE
  • Carlos Andrade UniVS
  • Eduarda de Sousa UniVS
  • José M. Segundo UniVS

Resumo


Sabe-se que a desigualdade de gênero é algo ainda presente na sociedade, em todos os âmbitos, inclusive no educacional. Áreas como a tecnologia, são estereotipadas como masculinas. De acordo com a UNESCO, a educação deve ser inclusiva e equitativa. Pensando nisso, o presente artigo traz um estudo a fim de entender o não envolvimento de mulheres no curso de Informática em Escolas Estaduais de Educação Profissional. Foi aplicado um questionário com o objetivo de contribuir com a narrativa da ONU, através de uma pesquisa quantitativa com 109 participantes de 4 escolas em 3 cidades. Conclui-se que, é necessário explorar melhor a presença feminina na Informática e estabelecer ações para que torne possível conquistar a igualdade de gênero na educação.

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Publicado
10/09/2020
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SOUSA, Sara; OLIVEIRA, Katyeudo; ANDRADE, Carlos ; DE SOUSA, Eduarda; M. SEGUNDO, José. Análise da Não Participação Feminina nos Cursos de Informática em Escolas Estaduais de Educação Profissional. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 8. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 212-219. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11487.