Formigas em Grafo: Um Jogo Educacional para Apoio ao Ensino e Aprendizagem dos Algoritmos de Busca em Largura e Busca em Profundidade
Resumo
Na Ciência da Computação, quando é necessário considerar um conjunto de objetos e as relações entre pares desses objetos é possível utilizar uma estrutura de dados conhecida como grafo. Por se tratar de uma estrutura abstrata, a aprendizagem da teoria de grafos e o entendimento de seus algoritmos é algo complexo. Diante disso, este trabalho tem como objetivo desenvolver, avaliar e apresentar um jogo educacional chamado Formigas em Grafo. O intuito do jogo é facilitar o entendimento do comportamento dos algoritmos de busca em profundidade e largura, por meio da prática em um ambiente concreto. O jogo desenvolvido foi avaliado segundo o PAJED (Programa de Avaliação de Jogos Digitais Educacionais) e obteve resultados que indicam um alto potencial de aprendizado.Referências
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VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, n. 4, p. 79-97, 2014.
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Publicado
14/09/2021
Como Citar
SANTOS, Adriel Vieira; FERREIRA, Andressa Bezerra.
Formigas em Grafo: Um Jogo Educacional para Apoio ao Ensino e Aprendizagem dos Algoritmos de Busca em Largura e Busca em Profundidade. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 9. , 2021, Quixadá/CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 59-66.
DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2021.17908.