Formigas em Grafo: Um Jogo Educacional para Apoio ao Ensino e Aprendizagem dos Algoritmos de Busca em Largura e Busca em Profundidade

  • Adriel Vieira Santos IFCE
  • Andressa Bezerra Ferreira IFCE

Resumo


Na Ciência da Computação, quando é necessário considerar um conjunto de objetos e as relações entre pares desses objetos é possível utilizar uma estrutura de dados conhecida como grafo. Por se tratar de uma estrutura abstrata, a aprendizagem da teoria de grafos e o entendimento de seus algoritmos é algo complexo. Diante disso, este trabalho tem como objetivo desenvolver, avaliar e apresentar um jogo educacional chamado Formigas em Grafo. O intuito do jogo é facilitar o entendimento do comportamento dos algoritmos de busca em profundidade e largura, por meio da prática em um ambiente concreto. O jogo desenvolvido foi avaliado segundo o PAJED (Programa de Avaliação de Jogos Digitais Educacionais) e obteve resultados que indicam um alto potencial de aprendizado.

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Publicado
14/09/2021
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SANTOS, Adriel Vieira; FERREIRA, Andressa Bezerra. Formigas em Grafo: Um Jogo Educacional para Apoio ao Ensino e Aprendizagem dos Algoritmos de Busca em Largura e Busca em Profundidade. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 9. , 2021, Quixadá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 59-66. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2021.17908.