Tecnologias Assistivas Digitais para Estudantes com Deficiência Visual em Cursos Superiores na Área de Ciências Exatas e da Terra

  • Christiane Ferreira Lemos Lima IFMA
  • Maria Alcina Gomes de Sousa Monteiro UEMA

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma Revisão de Literatura sobre as Tecnologias Assistivas Digitais, de baixo custo, considerando pesquisas desenvolvidas no período de janeiro de 2010 a outubro de 2020, que possam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual na área de Ciências Exatas e da Terra, delimitada ao aprendizado de disciplinas de matemática, química, física e informática. A partir da análise qualitativa dos dados, observou-se Tecnologias Assistivas Digitais que podem ser utilizadas nas disciplinas de cálculos, mas também foi constatado uma carência de tecnologias disponíveis no mercado para serem aplicadas nas aulas de laboratório.

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Publicado
28/09/2022
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LIMA, Christiane Ferreira Lemos; MONTEIRO, Maria Alcina Gomes de Sousa. Tecnologias Assistivas Digitais para Estudantes com Deficiência Visual em Cursos Superiores na Área de Ciências Exatas e da Terra. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 10. , 2022, São Luís. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 139-148. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2022.226317.