Um Aplicativo Móvel para o Registro e Mapeamento de Furtos e Roubos em Regiões Metropolitanas
Resumo
Diante do aumento dos casos de roubos nas cidades brasileiras nos últimos anos, e motivados pelos benefícios que os dispositivos móveis oferecem aos usuários, este artigo apresenta o Radar do Roubo, um aplicativo para o registro de ocorrências e mapeamento dos roubo nas regiões urbanas, com objetivo de contribuir para a segurança pública no combate a esse tipo de crime. O aplicativo utiliza o conceito de mapeamento colaborativo, permitindo que diferentes usuários informem o local do crime e o aplicativo faz o mapeamento de todas as ocorrências exibindo a localização exata de cada uma no mapa da cidade, em tempo real. O Radar do Roubo foi avaliado pela população e por policiais, e os resultados mostram que o objetivo deste artigo foi validado.
Referências
Baggio, A. T. and Da Luz, N. S. (2019). A dimensão política do assédio sexual de rua: aplicativos de mapeamento como iniciativas de cidade inteligente. Estudos Semióticos, 15(1):132-151.
Bangor, A., Kortum, P., and Miller, J. (2009). Determining what individual sus scores mean: Adding an adjective rating scale. Journal of usability studies, 4(3):114-123.
Brasil, Secretaria de Segurança Pública (2020). Anuário brasileiro de segurança pública. Disponivel em: [link]. Acesso em: 16 de abr de 2022.
Brooke, J. et al. (1996). Sus-a quick and dirty usability scale. Usability evaluation in industry, 189(194):4-7.
Fernández, P. A. (2016). Nuevas prácticas cartográficas: democratización de la cartografía mediante las geotecnologías y su impacto en el desarrollo local. Revista de Estudios de Politica Estrategica, 4(2):54-71.
Firebase (2022). Firebase por plataforma. Disponivel em: https://firebase.google.com/docs. Acesso em: 16 de jul de 2022.
Junior, W. D. C. S. (2020). e-DELITOS: Aplicação web para mapeamento de furtos e roubos na cidade de Parnaíba-PI. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Parnaíba, Brasil.
Kageyama, M. K. G., Fonseca, A. M., and Fonseca, M. S. P. (2018). SOS: um aplicativo de segurança pessoal para cidades inteligentes. In Anais do XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Passos, P. d. C. (2019). Tô‚ de olho para ios: um software para mapeamento colaborativo de desordens sociais por meio de sistemas georreferenciados.
Prodest (entre 2015 e 2022). O uso de aplicativos na sociedade. Disponivel em: https://prodest.es.gov.br/o-uso-de-aplicativos-na-sociedade. Acesso em: 16 de jul de 2022.
Santos, D. d. N. (2020). Delitos-PHB: Aplicativo móvel para registro de delitos criminais (furto e roubo) na cidade de Parnaíba-PI. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Parnaíba, Brasil.
Valente, J. (2020). Brasil é o 3º país em que pessoas passam mais tempo em aplicativos. Disponivel em: [link]. Acesso em: 16 de jul de 2022.
Valle, D. X. (2020). O que é um aplicativo flutter? Disponivel em: [link]. Acesso em: 28 de ago de 2022.