Abordagem Multidisciplinar para Ensino-Aprendizagem de Projetos de Sistemas Computacionais com Apoio do CompSim

  • Edson B. Lisboa IFS
  • Guilherme Álvaro R. M. Esmeraldo IFCE
  • Robson Gonçalves F. Feitosa IFCE
  • Eduardo Carlos P. da Silva Proto IFCE
  • Edna Natividade da S. Barros UFPE
  • Ingrid Sofia V. de Melo IFAL

Resumo


Com a evolução tecnológica, os processos de ensino-aprendizagem em projetos de sistemas computacionais tiveram que acompanhar a complexidade dos novos sistemas. Na literatura científica, tem-se utilizado os simuladores computacionais como ferramenta de apoio pedagógico, porém os mesmos não estão preparados para atender a essas novas demandas educacionais. Assim, este trabalho propõe uma abordagem de ensino-aprendizado multidisciplinar em projetos de sistemas computacionais, que tem como apoio a simulação computacional e práticas com componentes eletrônicos reais, para promover uma aprendizagem significativa, considerando aspectos metodológicos que impulsionam a formação profissional e tecnológica.

Referências

Akram, A. and Sawalha, L. (2016). x86 computer architecture simulators: A comparative study. In: IEEE 34th International Conference on Computer Design (ICCD).

Esmeraldo, G., Cartaxo, L. F., Mendes, C. S. R. and Lisboa, E. B. (2018). Um Simulador Educacional para Apoio ao Projeto de Sistemas Computacionais: Hardware, Software e suas Interfaces. In: XXVI Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2018) XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018).

Esmeraldo, G. and Lisboa, E. (2017). Uma Ferramenta para Exploração do Ensino de Organização e Arquitetura de Computadores. International Journal of Computer Architecture Education, v.6, p.68-75.

Esmeraldo, G. A. R. M., Mendes, C. S. R., Cartaxo, L. F. and Lisboa, E. B. (2019). Apoio ao Aprendizado em Arquitetura e Organização de Computadores: Um Estudo Comparativo entre Simuladores Computacionais. Revista Tecnologias na Educação, 2019.

Hayashi, V. T. and Hayashi, F. H. (2020). LabEAD: Laboratório Eletrônico de Ensino à Distância durante o Distanciamento Social. In: Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação. p. 21-30. SBC.

Lisboa, E. B., Cartaxo, L. F., Mendes, C. S. R. and Esmeraldo, G. A. R. M. (2019). Uma Metodologia Educacional para Aprendizado Prático de Organização e Arquitetura de Computadores com Apoio de Simulador Computacional. Brazilian Journal of Development, v. 5, p. 31062-31068.

McRoberts, M. (2018). Arduino básico. Novatec Editora.

Rocha, M. da G. B., Nicoletti, M. do C., Fabbri, S. C. P. F., Barros, E. N. da S. and Frery, A. C. (2005). Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Relatório Técnico, Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Yuan, M. and Recker, M. (2015). Not all rubrics are equal: A review of rubrics for evaluating the quality of open educational resources. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 16(5).
Publicado
28/09/2022
Como Citar

Selecione um Formato
LISBOA, Edson B.; ESMERALDO, Guilherme Álvaro R. M.; FEITOSA, Robson Gonçalves F.; PROTO, Eduardo Carlos P. da Silva; BARROS, Edna Natividade da S.; MELO, Ingrid Sofia V. de. Abordagem Multidisciplinar para Ensino-Aprendizagem de Projetos de Sistemas Computacionais com Apoio do CompSim. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 10. , 2022, São Luís. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 169-178. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2022.226450.