SAEN: Um sistema de análise de dados baseado em resultados do ENADE
Resumo
A análise de dados continua a ser um desafio complexo, dada a diversidade de formatos e a vasta quantidade de informações disponíveis. Essa complexidade dificulta o processamento dos dados e a obtenção de insights relevantes. No caso específico do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que disponibiliza dados históricos em arquivos, é necessário realizar manipulações manuais e análises estatísticas para disseminar as informações, o que prejudica a eficácia das análises realizadas. Propomos a criação de uma ferramenta web destinada a simplificar a análise dos dados históricos do ENADE. Essa ferramenta permitirá aos usuários visualizar os dados por meio de gráficos comparativos, com ênfase na comparação entre as Instituições de Ensino Superior. Os usuários terão acesso aos dados das edições do ENADE de 2014 a 2021, abrangendo todas as áreas de avaliação e Instituições de Ensino Superior do Brasil.Referências
Alvares, R. V., CAMPOS, N. d. S., and Gomes, V. B. (2015). Adoção de data discovery para apoio ao processo de análise de dados do enade. In CONGRESSO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, volume 20, pages 480–485.
Araújo, R. A. et al. (2019). Análise dos microdados do enade: Proposta de uma ferramenta de exploração utilizando mineração de dados.
Baker, R., Isotani, S., and Carvalho, A. (2011). Mineraçao de dados educacionais: Oportunidades para o brasil. Revista Brasileira de informática na educação, 19(02):03.
Borchardt, G. T., Santos, M. T. S., Frigo, L. B., and Gasparini, I. (2022). Ferramenta de visualização de dados do censo da educação superior do inep. In Anais do X Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico, pages 227–234. SBC.
Castilhos, L. F. and Santos, Y. N. d. (2021). Plataforma para organizacão sistemática de material didático online.
Costa, F. G. d. (2017). Visualização de dados e sua importância na era do big data.
Costa, J. C. A. (2016). Vis-scholar: uma metodologia de visualização e análise de dados na educação.
Cunha, R., Sales, C., and Santos, R. (2021). Análise automática com os microdados do enade para melhoria do ensino dos cursos de ciência da computação. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 208–217. SBC.
Diário Oficial da União (2023). Edital nº 37, de 25 de maio de 2023. Disponível em: [link].
Ferreira, M., Barbosa, A., Braga, R., Saraiva, D., and Oliveira, C. (2022). Panorama comparativo da atuaçao acadêmica e profissional de egressas e egressos de um curso de bacharelado em ciência da computaçao. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 227–238. SBC.
Heberle, M. (2017). Ferramenta para prototipação de interfaces e apoio ao mapeamento de requisitos de sistema.
INEP (2022). Nota Técnica nº 7/2022/CGCQES/DAES: Metodologia de Cálculo do Conceito Enade 2021. [link].
International Organization for Standardization (2018). ISO 9241-11:2018 Ergonomics of Human-System Interaction—Part 11: Usability: Definitions and Concepts.
Kunzayila, N. (2021). Uso da visualização de informações para análise de dados educacionais: um estudo de caso sobre a área acadêmica, financeira e científica da unikiv.
Matsuba, D. S. and Mattedi, A. P. (2021). Visualização de dados para extração de conhecimento: um estudo de caso. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, 10(2):66–77.
Ministério da Educação (2023). INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Moore, R. L. (2018). The role of data analytics in education: Possibilities and limitations. In Responsible Analytics and Data Mining in Education, pages 101–118. Routledge.
Teixeira, E. B. (2003). A análise de dados na pesquisa científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Desenvolvimento em questão, 1(2):177–201.
Trassi, V. A. C. (2016). Visualização da informação: análise de ferramentas web para auxílio a tomada de decisão.
Araújo, R. A. et al. (2019). Análise dos microdados do enade: Proposta de uma ferramenta de exploração utilizando mineração de dados.
Baker, R., Isotani, S., and Carvalho, A. (2011). Mineraçao de dados educacionais: Oportunidades para o brasil. Revista Brasileira de informática na educação, 19(02):03.
Borchardt, G. T., Santos, M. T. S., Frigo, L. B., and Gasparini, I. (2022). Ferramenta de visualização de dados do censo da educação superior do inep. In Anais do X Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico, pages 227–234. SBC.
Castilhos, L. F. and Santos, Y. N. d. (2021). Plataforma para organizacão sistemática de material didático online.
Costa, F. G. d. (2017). Visualização de dados e sua importância na era do big data.
Costa, J. C. A. (2016). Vis-scholar: uma metodologia de visualização e análise de dados na educação.
Cunha, R., Sales, C., and Santos, R. (2021). Análise automática com os microdados do enade para melhoria do ensino dos cursos de ciência da computação. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 208–217. SBC.
Diário Oficial da União (2023). Edital nº 37, de 25 de maio de 2023. Disponível em: [link].
Ferreira, M., Barbosa, A., Braga, R., Saraiva, D., and Oliveira, C. (2022). Panorama comparativo da atuaçao acadêmica e profissional de egressas e egressos de um curso de bacharelado em ciência da computaçao. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 227–238. SBC.
Heberle, M. (2017). Ferramenta para prototipação de interfaces e apoio ao mapeamento de requisitos de sistema.
INEP (2022). Nota Técnica nº 7/2022/CGCQES/DAES: Metodologia de Cálculo do Conceito Enade 2021. [link].
International Organization for Standardization (2018). ISO 9241-11:2018 Ergonomics of Human-System Interaction—Part 11: Usability: Definitions and Concepts.
Kunzayila, N. (2021). Uso da visualização de informações para análise de dados educacionais: um estudo de caso sobre a área acadêmica, financeira e científica da unikiv.
Matsuba, D. S. and Mattedi, A. P. (2021). Visualização de dados para extração de conhecimento: um estudo de caso. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, 10(2):66–77.
Ministério da Educação (2023). INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Moore, R. L. (2018). The role of data analytics in education: Possibilities and limitations. In Responsible Analytics and Data Mining in Education, pages 101–118. Routledge.
Teixeira, E. B. (2003). A análise de dados na pesquisa científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Desenvolvimento em questão, 1(2):177–201.
Trassi, V. A. C. (2016). Visualização da informação: análise de ferramentas web para auxílio a tomada de decisão.
Publicado
23/11/2023
Como Citar
CRUZ, Breno Brito; MACIEL, Kilbert Amorim.
SAEN: Um sistema de análise de dados baseado em resultados do ENADE. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 11. , 2023, Aracati/CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 92-101.
DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2023.236410.