Uma proposta de um vocabulário para os dados abertos e conectados das instituições acadêmicas brasileiras

  • André Moura Lima UFMA
  • Joel da Silva Pereira Filho UFMA
  • Breno Baptista Nahuz UFMA
  • Sérgio Souza Costa UFMA

Resumo


No contexto da Lei de Acesso à Informação (LAI) no Brasil, a transparência governamental tem sido fortalecida, incluindo instituições acadêmicas. Este artigo, está vinculado ao projeto de pesquisa DBacademic e busca criar um repositório conectado de dados de instituições federais, exigindo um modelo de dados conectado. Foram identificadas 265 coleções de dados em portais próprios e do governo, destacando informações de cursos, docentes e discentes e outros. O uso do Curriculum Course Syllabus Ontology (CCSO) foi aprimorado para atender às necessidades nacionais, resultando em uma ontologia detalhada, alcançando com êxito o objetivo ao demonstrar um modelo de dados conectados.

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Publicado
23/11/2023
LIMA, André Moura; PEREIRA FILHO, Joel da Silva; NAHUZ, Breno Baptista; COSTA, Sérgio Souza. Uma proposta de um vocabulário para os dados abertos e conectados das instituições acadêmicas brasileiras. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 11. , 2023, Aracati/CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 102-111. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2023.236256.