Um Estudo de Caso sobre o Ensino da Robótica Educacional no Ensino Fundamental II

  • Francisco Wanderson J. da Silva IFCE
  • Robson G. F. Feitosa IFCE
  • Harley M. de Mello IFCE
  • João N. Feitosa IFCE
  • Nustenil S. de M. L. Marinus IFCE

Resumo


O presente trabalho descreve uma proposta de integração entre a Cultura Maker e a Robótica Educacional no Ensino Fundamental II, através de um minicurso. Utilizando o Arduino como base, o curso de 60 horas permitiu que alunos desenvolvessem protótipos interdisciplinares, promovendo uma aprendizagem ativa que incluiu módulos teóricos e práticos sobre: Lógica de Programação, utilização de simuladores e kits físicos de robótica. Foram abordados desde conceitos básicos até projetos complexos, integrando tais conteúdos. Como resultado destaca-se o feedback positivo dos alunos e a importância de práticas pedagógicas inovadoras para engajar e preparar os alunos para desafios contemporâneos.

Referências

Brasil. (2020) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018. Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 jul. 2024.

Campos, F. R. (2017) Robótica educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2108-2121, 2017. DOI: gtcx.

Milne, A. P.; Antle, A. N.; Riecke, B. E. (2014) Exploring Maker Practice: Common Attitudes, Habits and Skills from Vancouver’s Maker Community,Studies v.19, n.21, 2014.

McRoberts, Michael. (2018) Arduino básico. Novatec Editora, 2018.

Medeiros, L. F. e Wünsch, L. P. (2019) Ensino de programação em robótica com Arduino para alunos do ensino fundamental: relato de experiência. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 456 - 480, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 jul. 2024.

Pinto, I. N., e Pazelli, T. F. P. A. T. (2022). Robótica Educacional: Proposta de atividades de aula considerando o impacto das competições no desempenho acadêmico dos estudantes. In 14th Workshop de Robótica na Educação - WRE - Simpósio Brasileiro de Robótica e Simpósio Latino-Americano de Robótica (SBR/LARS), 2022, São Bernardo do Campo/SP. Anais (pp. 157-161). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/wtdr_ctdr.2022.227058

Rossi, M. L., e Aragón, R. (2022). Iniciação à robótica educacional com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental: um relato de experiência. In 28th Workshop de Informática na Escola (WIE), 2022, Manaus. Anais (pp. 221-230). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/wie.2022.225802

Scherer, D., Da Silva, N. B., De Oliveira, D. M. (2020). Robótica Educacional de Baixo Custo: Arduino como Ferramenta Pedagógica. In 5th Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), 2020, Evento Online. Anais (pp. 405-414). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/ctrle.2020.11418
Publicado
11/09/2024
SILVA, Francisco Wanderson J. da; FEITOSA, Robson G. F.; MELLO, Harley M. de; FEITOSA, João N.; MARINUS, Nustenil S. de M. L.. Um Estudo de Caso sobre o Ensino da Robótica Educacional no Ensino Fundamental II. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 12. , 2024, Parnaíba/PI. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 51-60. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2024.243358.