Explorando TV Boxes em Ambientes Educacionais: Vantagens e Limitações operando como Thin Client

  • Moises Pinhao Sobrinho UESPI
  • José Vigno Moura Sousa UESPI
  • Francisco Manoel Portela Moura Alves de Carvalho UECE
  • Carlos Alexandre Nery da Silva UECE
  • Leone Rodrigues Santos UESPI

Resumo


Com o avanço da tecnologia e o crescimento das plataformas de streaming pagas, o consumo ilegal de conteúdo de TV por assinatura se tornou um problema significativo no Brasil. Para combater a pirataria e reduzir a desigualdade tecnológica, a Receita Federal firmou parceria com instituições de ensino para reaproveitar aparelhos de TV Boxes apreendidos. Esses dispositivos são reconfigurados com software de código aberto e utilizados em projetos acadêmicos que promovem a inclusão digital. Este estudo compara o desempenho de uma TV Box operando como computador, utilizando seus próprios recursos, e como Thin Client acessando um servidor via Remote Desktop Protocol (RDP). A metodologia envolveu a configuração dos dispositivos para ambas as funções. Os resultados demonstram a viabilidade e eficiência dessas soluções, evidenciando a redução de custos e o impacto positivo na educação e no meio ambiente.

Palavras-chave: TV Box, Thin Client, Remote Desktop Protocol RDP, Desempenho, Tecnologia

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Publicado
11/09/2024
PINHAO SOBRINHO, Moises; SOUSA, José Vigno Moura; CARVALHO, Francisco Manoel Portela Moura Alves de; SILVA, Carlos Alexandre Nery da; SANTOS, Leone Rodrigues. Explorando TV Boxes em Ambientes Educacionais: Vantagens e Limitações operando como Thin Client. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 12. , 2024, Parnaíba/PI. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 249-258. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2024.243796.