Um chatbot para atendimento a clientes de farmácias

  • Daniel Mesquita Cunha UFPI
  • Leandro Oliveira da Silva UFPI
  • Raimundo Santos Moura UFPI

Resumo


Este trabalho está focado em desenvolver um agente inteligente de conversação para compreender conversas reais em um contexto do ramo de farmácias. A metodologia proposta, caracteriza-se pelo desenvolvimento de um chatbot para interagir com clientes como se fosse um atendente real, baseando-se em três análises realizadas para processar a pergunta e retornar a resposta mais adequada. A partir da arquitetura proposta neste trabalho, foram realizados experimentos para testar a capacidade do sistema em responder as perguntas feitas pelos usuários. Os resultados da pesquisa mostram que o chatbot, embora apresente algumas limitações, é uma boa ferramenta de atendimento ao cliente e que pode trazer muitos benefícios para as empresas.

Palavras-chave: Chatbot, atendimento ao cliente, processamento de linguagem natural

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Publicado
25/09/2019
Como Citar

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CUNHA, Daniel Mesquita; DA SILVA, Leandro Oliveira; MOURA, Raimundo Santos. Um chatbot para atendimento a clientes de farmácias. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 7. , 2019, São Luís. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 32-39.