Desenvolvimento de Habilidades Tecnológicas como Ferramenta de Qualificação para a Comunidade Migrante da Cidade de Rio Grande/RS

  • Fernanda Mota FURG
  • Janaina da Silva FURG
  • Diana Adamatti FURG

Resumo


O pensamento computacional contribui para o desenvolvimento das competências adjacentes do indivíduo. Em nossa pesquisa, o pensamento computacional pode ser visto como um meio para auxiliar no processo de resolver problemas e aprender sobre o uso da tecnologia. Este trabalho tem como objetivo principal propor o uso de ferramentas computacionais para a capacitação da população migrante de origem haitiana e senegalesa na cidade do Rio Grande/RS. Os resultados deste estudo nos possibilitou observar o avanço dos estudantes com informática, desde o simples toque ao mouse até a criação de uma apostila própria. Esta formação auxiliou os indivíduos a reduzir sua vulnerabilidade social a partir da qualificação com informática básica.

Palavras-chave: Habilidades Tecnológicas, Pensamento Computacional, Informática na Educação

Referências

Andrade, D., Carvalho, T., Silveira, J., Cavalheiro, S., Foss, L., Fleischmann, A. M., Aguiar, M., and Reiser, R. (2013). Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1, page 169.

de Oliveira, M., de Souza, A., Ferreira, A., and Barreiros, E. (2014). Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o scratch: um relato de experiência. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 239–248. SBC.

Jonassen, D. H. (2004). Learning to solve problems: An instructional design guide, volume 6. John Wiley & Sons.

Lima, A. C. and De Sousa, D. F. (2015). Desenvolvimento do raciocínio lógico e algoritmo através do programa institucional de bolsas de iniciação à docência no ensino fundamental. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1379.

Ramos, F. and da Silva Teixeira, L. (2015). Significação da aprendizagem através do pensamento computacional no ensino médio: uma experiência com scratch. Anais do Workshop de Informática na Escola, 21:217.

Ramos, H. d. A. (2014). Pensamento computacional na educação básica: uma proposta de aplicação pedagógica para alunos do quinto ano do ensino fundamental do distrito federal. Monografia do curso de Licenciatura em Computação. Universidade de Brasília.

Silva, V., Souza, A., and Morais, D. (2016). Pensamento computacional: Um relato de práticas pedagógicas para o ensino de computação em escolas públicas. Revista Tecnologias na Educação. Ano, 8.

Silveira, D. S. D., Loiola, E. M., and Ferreira, S. B. L. (2009). Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 10(2):164–180.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
04/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MOTA, Fernanda; DA SILVA, Janaina; ADAMATTI, Diana. Desenvolvimento de Habilidades Tecnológicas como Ferramenta de Qualificação para a Comunidade Migrante da Cidade de Rio Grande/RS. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL (ERCOMP-RS), 1. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1-8. DOI: https://doi.org/10.5753/ercomprs.2020.14289.