Teacher Qualification: training to use Google Classroom amid the COVID-19 pandemic

  • Sidnei Renato Silveira UFSM
  • Adriana Saldanha Machado UFSM
  • Cristiano Bertolini UFSM
  • Maurício Bones Figueiró UFSM
  • Nara Martini Bigolin UFSM
  • Rodrigo Gobbi UFSM
  • Sandro Oliveira da Silva UFSM

Abstract


This paper presents the results of teacher qualification, in the mo-dality of Distance Education, aiming to prepare public school teachers to use the Google Classroom platform in their pedagogical activities, because of the social isolation adopted during COVID-19 pandemic. As teaching activities are using remote teaching, some educational institutions are employing TDICs (Digital Information and Communication Technologies), such as the Google Classroom tool. The preliminary results of the project show that the qualification participants are satisfied with their learning and with the possi-bilities of using Google Classroom in their teaching activities.
Keywords: Teacher Qualification, Google Classroom, COVID-19 Pandemic

References

Bardin, L. (2010) “Análise de conteúdo”. 4. ed. Lisboa: Edições 70.

Coradini, L. (2020) “Ensino remoto durante crise pandêmica agrava as desigualdades”. Sul 21. Disponível em: < https://www.sul21.com.br/opiniaopublica/2020/05/ensino-remoto-durante-crise-pandemica-agrava-as-desigualdades-por-lucas-coradini/ >. Acesso em maio, 2020.

Costa, D. (2020) “Estabelecido plano de ações para as escolas estaduais durante o período de suspensão das aulas”. Disponível em https://educacao.rs.gov.br/seduc-estabelece-plano-de-acoes-para-as-escolas-estaduais-durante-o-periodo-de-suspensao-das-aulas. Acesso em: abr. 2020.

Franco, G. (2020) “Coronavírus: professores falam dos desafios e vantagens de trabalhar em casa”. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/noticias/coronavirus-professores-falam-dos-desafios-e-vantagens-de-trabalhar-em-casa/33270.html. Acesso em maio, 2020.

Godoy, J. (2020) “Professores e alunos falam sobre desafios e dificuldades de aulas online durante pandemia em MS”. Portal G1 MS. 21 de maio de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2020/05/21/professores-e-alunos-falam-sobre-desafios-e-dificuldades-de-aulas-online-durante-pandemia-em-ms.ghtml. Acesso em maio, 2020.

Google. (2020) “Google Classroom”. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.classroom&hl=pt_BR. Acesso em junho, 2020.

Instituto Península. (2020) “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil”. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/. Acesso em maio de 2020.

Mehlecke, Q.; Descovi, L.; Dörr, C. R. B.; Pereira, S. C. (2019) “Sala de Aula Invertida mediada pelas Tecnologias Digitais: realidade ou necessidade?”. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/30269.pdf. Acesso em julho, 2020.

Oliveira, E. (2020) Quase 90% dos professores não tinham experiência com aulas remotas antes da pandemia e 42% seguem sem treinamento, aponta pesquisa. Portal G1, 08 de julho de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/07/08/quase-90percent-dos-professores-nao-tinham-experiencia-com-aulas-remotas-antes-da-pandemia-42percent-seguem-sem-treinamento-aponta-pesquisa.ghtml. Acesso em julho, 2020.

Pimentel, M.; Carvalho, F. S. P. (2020) “Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante!”. SBC Horizontes, maio 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: < http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online >. Acesso em: mai, 2020.

Seduc-RS. Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. (2020) “Começa Implantação das Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino”. 02 de junho de 2020. Disponível em: http://portal.educacao.rs.gov.br//Main/Noticia/Visualizar/portalseduc/Comeca-implantacao-das-Aulas-Remotas-na-Rede-Estadual-de-Ensino. Acesso em jun. 2020.

Silva Júnior, S. D.; Costa, F. J. (2014) “Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion”. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 15, p. 1-16.

Sponchiato, D. (2020) “Coronavírus: como a pandemia nasceu de uma zoonose”. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-pandemia-zoonose/. Acesso em abril, 2020.

Tenente, L. (2020) “Sem Internet, merenda e lugar para estudar: veja obstáculos do ensino a distância na rede pública durante a pandemia de Covid-19”. Portal G1, 05 de maio de 2020. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/05/sem-internet-merenda-e-lugar-para-estudar-veja-obstaculos-do-ensino-a-distancia-na-rede-publica-durante-a-pandemia-de-covid-19.ghtml >. Acesso em maio, 2020.

Toledo, J. V.; Rocha, F. G.; Nunes, A. K. (2018) “Google Classroom: qualificação docente para o uso de novas tecnologias”. Cadernos da FUCAMP, v. 17, n. 29. Disponível em: https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/1156/860. Acesso em julho, 2020.
Published
2020-11-04
SILVEIRA, Sidnei Renato; MACHADO, Adriana Saldanha; BERTOLINI, Cristiano ; FIGUEIRÓ, Maurício Bones ; BIGOLIN, Nara Martini ; GOBBI, Rodrigo ; DA SILVA, Sandro Oliveira . Teacher Qualification: training to use Google Classroom amid the COVID-19 pandemic. In: REGIONAL SCHOOL ON COMPUTING OF RIO GRANDE DO SUL (ERCOMP-RS), 1. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 9-18. DOI: https://doi.org/10.5753/ercomprs.2020.14290.