Qualificação Docente: capacitação para utilização do Google Classroom em meio à pandemia de COVID-19
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma qualificação docente, na modalidade de EaD – Educação a Distância, visando a preparar os professores de escolas públicas para utilizarem a plataforma Google Classroom em suas atividades pedagógicas, tendo-se em vista o isolamento social adotado em meio à pandemia de COVID-19. Como as atividades letivas estão sendo realizadas por meio do ensino remoto, algumas instituições de ensino estão empregando TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), tais como a ferramenta Google Classroom. Os resultados preliminares do projeto mostram que os participantes da qualificação estão satisfeitos com a sua aprendizagem e com as possibilidades de empregar o Google Classroom em suas atividades docentes.
Palavras-chave:
Qualificação Docente, Google Classroom, Pandemia de COVID-19
Referências
Bardin, L. (2010) “Análise de conteúdo”. 4. ed. Lisboa: Edições 70.
Coradini, L. (2020) “Ensino remoto durante crise pandêmica agrava as desigualdades”. Sul 21. Disponível em: < https://www.sul21.com.br/opiniaopublica/2020/05/ensino-remoto-durante-crise-pandemica-agrava-as-desigualdades-por-lucas-coradini/ >. Acesso em maio, 2020.
Costa, D. (2020) “Estabelecido plano de ações para as escolas estaduais durante o período de suspensão das aulas”. Disponível em https://educacao.rs.gov.br/seduc-estabelece-plano-de-acoes-para-as-escolas-estaduais-durante-o-periodo-de-suspensao-das-aulas. Acesso em: abr. 2020.
Franco, G. (2020) “Coronavírus: professores falam dos desafios e vantagens de trabalhar em casa”. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/noticias/coronavirus-professores-falam-dos-desafios-e-vantagens-de-trabalhar-em-casa/33270.html. Acesso em maio, 2020.
Godoy, J. (2020) “Professores e alunos falam sobre desafios e dificuldades de aulas online durante pandemia em MS”. Portal G1 MS. 21 de maio de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2020/05/21/professores-e-alunos-falam-sobre-desafios-e-dificuldades-de-aulas-online-durante-pandemia-em-ms.ghtml. Acesso em maio, 2020.
Google. (2020) “Google Classroom”. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.classroom&hl=pt_BR. Acesso em junho, 2020.
Instituto Península. (2020) “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil”. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/. Acesso em maio de 2020.
Mehlecke, Q.; Descovi, L.; Dörr, C. R. B.; Pereira, S. C. (2019) “Sala de Aula Invertida mediada pelas Tecnologias Digitais: realidade ou necessidade?”. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/30269.pdf. Acesso em julho, 2020.
Oliveira, E. (2020) Quase 90% dos professores não tinham experiência com aulas remotas antes da pandemia e 42% seguem sem treinamento, aponta pesquisa. Portal G1, 08 de julho de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/07/08/quase-90percent-dos-professores-nao-tinham-experiencia-com-aulas-remotas-antes-da-pandemia-42percent-seguem-sem-treinamento-aponta-pesquisa.ghtml. Acesso em julho, 2020.
Pimentel, M.; Carvalho, F. S. P. (2020) “Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante!”. SBC Horizontes, maio 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: < http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online >. Acesso em: mai, 2020.
Seduc-RS. Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. (2020) “Começa Implantação das Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino”. 02 de junho de 2020. Disponível em: http://portal.educacao.rs.gov.br//Main/Noticia/Visualizar/portalseduc/Comeca-implantacao-das-Aulas-Remotas-na-Rede-Estadual-de-Ensino. Acesso em jun. 2020.
Silva Júnior, S. D.; Costa, F. J. (2014) “Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion”. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 15, p. 1-16.
Sponchiato, D. (2020) “Coronavírus: como a pandemia nasceu de uma zoonose”. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-pandemia-zoonose/. Acesso em abril, 2020.
Tenente, L. (2020) “Sem Internet, merenda e lugar para estudar: veja obstáculos do ensino a distância na rede pública durante a pandemia de Covid-19”. Portal G1, 05 de maio de 2020. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/05/sem-internet-merenda-e-lugar-para-estudar-veja-obstaculos-do-ensino-a-distancia-na-rede-publica-durante-a-pandemia-de-covid-19.ghtml >. Acesso em maio, 2020.
Toledo, J. V.; Rocha, F. G.; Nunes, A. K. (2018) “Google Classroom: qualificação docente para o uso de novas tecnologias”. Cadernos da FUCAMP, v. 17, n. 29. Disponível em: https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/1156/860. Acesso em julho, 2020.
Coradini, L. (2020) “Ensino remoto durante crise pandêmica agrava as desigualdades”. Sul 21. Disponível em: < https://www.sul21.com.br/opiniaopublica/2020/05/ensino-remoto-durante-crise-pandemica-agrava-as-desigualdades-por-lucas-coradini/ >. Acesso em maio, 2020.
Costa, D. (2020) “Estabelecido plano de ações para as escolas estaduais durante o período de suspensão das aulas”. Disponível em https://educacao.rs.gov.br/seduc-estabelece-plano-de-acoes-para-as-escolas-estaduais-durante-o-periodo-de-suspensao-das-aulas. Acesso em: abr. 2020.
Franco, G. (2020) “Coronavírus: professores falam dos desafios e vantagens de trabalhar em casa”. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/noticias/coronavirus-professores-falam-dos-desafios-e-vantagens-de-trabalhar-em-casa/33270.html. Acesso em maio, 2020.
Godoy, J. (2020) “Professores e alunos falam sobre desafios e dificuldades de aulas online durante pandemia em MS”. Portal G1 MS. 21 de maio de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2020/05/21/professores-e-alunos-falam-sobre-desafios-e-dificuldades-de-aulas-online-durante-pandemia-em-ms.ghtml. Acesso em maio, 2020.
Google. (2020) “Google Classroom”. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.classroom&hl=pt_BR. Acesso em junho, 2020.
Instituto Península. (2020) “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil”. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/. Acesso em maio de 2020.
Mehlecke, Q.; Descovi, L.; Dörr, C. R. B.; Pereira, S. C. (2019) “Sala de Aula Invertida mediada pelas Tecnologias Digitais: realidade ou necessidade?”. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/30269.pdf. Acesso em julho, 2020.
Oliveira, E. (2020) Quase 90% dos professores não tinham experiência com aulas remotas antes da pandemia e 42% seguem sem treinamento, aponta pesquisa. Portal G1, 08 de julho de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/07/08/quase-90percent-dos-professores-nao-tinham-experiencia-com-aulas-remotas-antes-da-pandemia-42percent-seguem-sem-treinamento-aponta-pesquisa.ghtml. Acesso em julho, 2020.
Pimentel, M.; Carvalho, F. S. P. (2020) “Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante!”. SBC Horizontes, maio 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: < http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online >. Acesso em: mai, 2020.
Seduc-RS. Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. (2020) “Começa Implantação das Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino”. 02 de junho de 2020. Disponível em: http://portal.educacao.rs.gov.br//Main/Noticia/Visualizar/portalseduc/Comeca-implantacao-das-Aulas-Remotas-na-Rede-Estadual-de-Ensino. Acesso em jun. 2020.
Silva Júnior, S. D.; Costa, F. J. (2014) “Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion”. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 15, p. 1-16.
Sponchiato, D. (2020) “Coronavírus: como a pandemia nasceu de uma zoonose”. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-pandemia-zoonose/. Acesso em abril, 2020.
Tenente, L. (2020) “Sem Internet, merenda e lugar para estudar: veja obstáculos do ensino a distância na rede pública durante a pandemia de Covid-19”. Portal G1, 05 de maio de 2020. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/05/sem-internet-merenda-e-lugar-para-estudar-veja-obstaculos-do-ensino-a-distancia-na-rede-publica-durante-a-pandemia-de-covid-19.ghtml >. Acesso em maio, 2020.
Toledo, J. V.; Rocha, F. G.; Nunes, A. K. (2018) “Google Classroom: qualificação docente para o uso de novas tecnologias”. Cadernos da FUCAMP, v. 17, n. 29. Disponível em: https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/1156/860. Acesso em julho, 2020.
Publicado
04/11/2020
Como Citar
SILVEIRA, Sidnei Renato; MACHADO, Adriana Saldanha; BERTOLINI, Cristiano ; FIGUEIRÓ, Maurício Bones ; BIGOLIN, Nara Martini ; GOBBI, Rodrigo ; DA SILVA, Sandro Oliveira .
Qualificação Docente: capacitação para utilização do Google Classroom em meio à pandemia de COVID-19. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL (ERCOMP-RS), 1. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 9-18.
DOI: https://doi.org/10.5753/ercomprs.2020.14290.