Competências e Habilidades Necessárias para um Ambiente Computacional em um Contexto de Transformação Digital

  • Tagiani Goulart UNISC
  • Dantom Helfer UNISC
  • Sandra Iepsen UNISC
  • Liane Kipper UNISC
  • Rejane Frozza UNISC

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar e compreender a visão de acadêmicos de curso de graduação sobre as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento de ambientes computacionais, mediante a transformação digital. Estudos teóricos sobre o tema de pesquisa foram realizados. Também foi aplicado um questionário junto a estudantes de cursos da área de Computação em uma universidade gaúcha. Dos resultados encontrados destaca-se que os estudantes reconhecem a competência “comunicação” como sendo essencial para trabalho em equipe. O aprendizado coletivo e contínuo, assim como ambientes que promovam a geração e discussão de ideias também se destacam.
Palavras-chave: Ambiente Computacional, Transformação Digital, Informática na Educação

Referências

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 225, 2011.

BIRD, Christian et al. Don't touch my code!: examining the effects of ownership on software quality. In: Proceedings of the 19th ACM SIGSOFT symposium and the 13th European conference on Foundations of software engineering. ACM, 2011. p. 4-14.

BOGO, Luis Henrique; MARTINS, Alejandro. Formação de Comunidades Virtuais em Ambientes de E-learning: uma Aplicação Utilizando Agentes Inteligentes. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 11-20, jul./dez. 2003.

BRANDÃO, Hugo Pena; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Causas e efeitos da expressão de competências no trabalho: para entender melhor a noção de competência. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, n. 3, p. 32-49, 2007.

CAPUANO, Ethel Airton. Gestão por competências no setor público: experiências de países avançados e lições para o Brasil. Revista do Serviço Público, v. 66, n. 3, p. 371-394, 2015. CORREIA, Wilson. Os diversos tipos de conhecimento. Acesso em, v. 4, n. 08, p. 2009, 2006.

DE SOUZA CRUZ, Myrt Thânia; DE MORAES, Isabel Mingotti Machado. EMPREENDEDORISMO E RESILIÊNCIA: mapeamento das competências técnicas e comportamentais exigidas na atualidade. Pensamento & Realidade, v. 28, n. 2, 2013.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso Carlos Correa. Alinhando estratégia e competências. Revista de administração de empresas, v. 44, n. 1, p. 44-57, 2004.

FREDDI, Daniela. Digitalisation and employment in manufacturing. AI & SOCIETY, v. 33, n. 3, p. 393-403, 2018.

FROZZA, R., DA SILVA, A. A. K., SCHREIBER, J. N. C., LUX, B., MOLZ, K. W., KIPPER, L. M., BORIN, M. P., DE CARVALHO, A. B., BAIERLE, J. L., AND SAMPAIO, L. Agentes pedagógicos emocionais atuando em um ambiente virtual de aprendizagem. RENOTE, v.9, n. 1. 2011.

GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, v. 4, p. 44-45, 2002.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. In: Modelo de competências e gestão dos talentos. 2007

HAIR, Joseph et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Bookman Companhia Ed, 2005.

HERBSLEB, James D.; GRINTER, Rebecca E. Splitting the organization and integrating the code: Conway's law revisited. In: Proceedings of the 21st international conference on Software engineering. ACM, 1999. p. 85-95.

KHAN, Arif Ali et al. Systematic literature review and empirical investigation of barriers to process improvement in global software development: Client–vendor perspective. Information and Software Technology, v. 87, p. 180-205, 2017.

LEDUC, SYLVAIN; PONGE, LUDOVIC. La evolución digital y los cambios organizativos: qué respuestas de la ergonomía? Laboreal, v. XIV, n. 2, p. 31 – 44, 2018.

MARCONI, Marina de Andrade et al. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MELLO, Carlos Henrique Pereira et al. Action research in production engineering: a structure proposal for its conduction. Production, v. 22, n. 1, p. 1-13, 2012.

NETO, Manassés et al. Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2018. p. 315.
Publicado
04/11/2020
GOULART, Tagiani; HELFER, Dantom ; IEPSEN, Sandra ; KIPPER, Liane ; FROZZA, Rejane . Competências e Habilidades Necessárias para um Ambiente Computacional em um Contexto de Transformação Digital. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL (ERCOMP-RS), 1. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 19-27. DOI: https://doi.org/10.5753/ercomprs.2020.14291.