Assistente pessoal para auxiliar na indicação de especialidade médica

  • Êndril Castilho da Silveira UNISC
  • Rejane Frozza UNISC

Resumo


Interfaces conversacionais têm ganhado visibilidade devido aos avanços tecnológicos recentes no uso de Inteligência Artificial. Na área da saúde, esse tipo de interface pode ser útil para aplicações com interação direta com o paciente, simulando, o contato com um agente de saúde. Além disso, muitos pacientes, ao possuírem determinados sintomas, costumam fazer um auto diagnóstico parcial, sem base clínica, e marcam uma consulta com um médico especialista, sem antes pedir a opinião de um clínico geral. Assim, o objetivo desta pesquisa, ainda em andamento, é propor uma plataforma chatbot na área da saúde, utilizando a agente Dóris, com a funcionalidade de pré-consulta médica para indicação da especialidade médica mais adequada ao paciente.
Palavras-chave: Assistente Pessoal, Interfaces Conversacionais, Computação e Saúde

Referências

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. In: Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.

COLBY, K. M. Comments on human-computer con-versation. In: Wilks, Y. (ed.), Machine Conversations. The Springer International Series in Engineering and Computer Science. Springer, Boston, MA, Vol. 511. 1999.

COSSUL, D.; FROZZA, R.; FAGUNDES, B.J.; FERREIRA, G.; KIPPER, L.M.; WITCZAK, M.V.C. Evolução do agente pedagógico emocional Dóris em um ambiente virtual de aprendizagem. In: Editora Poisson. (Org.). Gestão da Produção em Foco. 1ªed. Belo Horizonte: Poisson, Vol. 24, p. 28-38. 2018.

DENECKE, K.; HOCHREUTENER, S. L.; POPEL, A.; MAY, R. Self-Anamnesis with a Conversational User Interface: Concept and Usability Study. Methods of Information in Medicine, Vol. 57, No. 5-6, p. 243-252. 2018.

DENECKE, K.; VAAHEESAN S.; ARULNATHAN A. A Mental Health Chatbot for Regulating Emotions (SERMO) - Concept and Usability Test. In: IEEE Transactions on Emerging Topics in Computing, Vol. 1, No. 1, p. 1-1. 2020.

GARGULIO, P. #Curiosidade: É possível prevenir a gripe utilizando a “Etiqueta da Tosse”? 2017. Disponível em: http://blog.saude.mg.gov.br/2017/06/page/3/. Acessado em maio de 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.

LIDDY, E. D. Natural Language Processing. In: Encyclopedia of Library and Information Science. 2ªed. New York: Marcel Decker, 2003, p. 2126-2136.

NADARZYNSKI, T.; MILES, O.; COWIE, A.; RIDGE, D. Acceptability of artificial intelligence (AI)-led chatbot services in healthcare: A mixed-methods study. Digital Health, Vol. 5, No. 1, p. 1-12. 2019.

SHINYA, V. Watson Assistant: Como criar o seu chatbot usando Skills e Assistants. 2018. Disponível em: https://medium.com/ibmdeveloperbr/watson-assistant-como-criar-o-seu-chatbot-usando-skills-e-assistants-755b4677984b. Acessado em: maio de 2020.

VALTOLINA, S.; BARRICELLI, B.R.; DI GAETANO, S. Communicability of traditional interfaces VS chatbots in healthcare and smart home domains. In: Behaviour & Information Technology. Vol. 39, No. 1, p. 108-132. 2019.

ZWASS, V. Expert system. Britannica Academic, Encyclopædia Britannica, 2016. Disponível em: https://www.britannica.com/technology/expert-system. Acessado em: novembro 2019.
Publicado
04/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVEIRA, Êndril Castilho; FROZZA, Rejane. Assistente pessoal para auxiliar na indicação de especialidade médica. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL (ERCOMP-RS), 1. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 44-49. DOI: https://doi.org/10.5753/ercomprs.2020.14294.