Resolução de Problemas no Curso de Engenharia de Software: Uma Experiência Envolvendo Extensão e Ensino

  • Jonnathan Lopes UNIPAMPA
  • Gabriela Medeiros UNIPAMPA
  • Dienefer Fialho UNIPAMPA
  • Andréa Bordin UNIPAMPA

Resumo


Na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) a aprendizagem é guiada pela resolução de um problema. A identificação e uso de problemas reais em ambientes acadêmicos pode ser um desafio. A extensão universitária propicia, através de uma relação dialógica com a comunidade, a identificação de demandas diversas. Muitas delas têm potencial para serem solucionadas em componentes curriculares de Engenharia de Software. Este artigo apresenta um relato de experiência de resolução de um problema, identificado através de um programa de extensão, em um componente curricular conduzido através da ABP. Foi elaborado um instrumento de avaliação junto aos discentes para avaliar aspectos da escolha de problemas oriundos da comunidade e seus resultados são discutidos.

Referências

Bordin, A. S. (2016) Da Aprendizagem Baseada em Problemas à Extensão Universitária: Caso do sistema de classificados, P.117-133 In: Extensão Universitária: Vivências nas Engenharias e na Computação. Bagé: Ediurcamp.

Barrows, H. (2001) Problem-based Learning (PBL). Stanford University Newsletter on Teaching. Vol.11, No. 1.

Billa, C. Z., Devincenzi, S. da Silva, Welfer, D. (2012) Experiência de ABP aplicado em Engenharia de Software. In: Congreso Internacional PBL - ABP. Cali.

Bertucci, J. L. de Oliveira. (2009) Metodologia Bá!sica Para Elaboração De Trabalhos De Conclusão De Cursos (TCC): Ênfase Na Elaboração De TCC De Pós-Graduação Lato Sensu. Atlas.

McLeod, S. A. (2008) Likert Scale. Disponível: . Acesso em setembro, 2017

Mello, A. V. (2016) Programa de Extensão C. Disponível:. Acesso emsetembro, 2017

Oliveira, A. M. C. A., Dos Santos, S. C., Garcia, V. C. (2013) PBL in teaching computing: An overview of the last 15 years. IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), Oklahoma City.

Santos, J. A. M., Angelo, M. F. (2009) Análise de Problemas Aplicados em um Estudo Integrado de Programação utilizando PBL. In: Anais do Workshop sobre Educação em Informática WEI.

Schwaber, Ken. (2004) Agile Project Management with Scrum.

Silva, J. P. S., Tolfo, C., Guedes, G. T. A., Kepler, F. N. (2017) Aprendizagem Baseada em Problemas aplicada no Ensino De Abordagens Ágeis, P.93-113 In: Aprendizagem Baseada em Problemas na Engenharia de Software: Relatos de Experiência. Bagé: Ediurcamp.

Universidade Federal do Pampa. (2015) Projeto Político-Pedagógico do Curso.

Universidade Federal do Pampa. (2015) Conselho universitário. Normas para as atividades de extensão: (Resolução Nº 104/2015). Bagé, RS. Disponível:http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/proext/files/2015/05/Res.-104_2015-Normas-de-Extens%C3%A3o-e-Cultura.pdf. Acesso em setembro, 2017
Publicado
18/10/2017
LOPES, Jonnathan; MEDEIROS, Gabriela; FIALHO, Dienefer; BORDIN, Andréa. Resolução de Problemas no Curso de Engenharia de Software: Uma Experiência Envolvendo Extensão e Ensino. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 1. , 2017, Alegrete. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 97-104.