Aplicação da Ferramenta Google Colaboratory para o Ensino da Linguagem Python
Resumo
Esse trabalho apresenta a aplicação da ferramenta Google Colaboratory (ou colab) no ensino de linguagem de programação Python. Por meio desse ambiente, é possível a interação do estudante na prática de atividades de programação de maneira fácil e dedutiva. Para validar essa facilidade de uso, fez-se uma avaliação por meio da Utilidade Percebida e Facilidade de Uso percebida nesta ferramenta. Os resultados apontaram que as duas análise tiveram índices superiores a 90%. Nesse contexto, a plataforma é de fácil utilização e sem necessidade de esforço
Palavras-chave:
colab, python, programação
Referências
Abegg, I., Bastos, F. d. P. d., and Muller, F. M. (2010). Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo wiki do moodle. Educar em Revista, 1(38):205–218.
Access, O. (2020). Visualizing the Newtons Fractal from the Recurring Linear Sequence with Google Colab : An Example of Brazil X Portugal Research. International Electronic Journal of Mathematics Education, 15(3).
Alves, F. R. V. and Machado Vieira, R. P. (2019). The Newton Fractal’s Leonardo Sequence Study with the Google Colab. International Electronic Journal of Mathematics Education, 15(2).
Amaral, E., Camargo, A., Gomes, M., Richa, C. H., and Becker, L. (2017). ALGO+ Uma ferramenta para o apoio ao ensino de Algoritmos e Programacao para alunos iniciantes. Anais do XXVIII Simposio Brasileiro de Informatica na Educacao (SBIE 2017) , 1(Cbie):1677.
Balaraman, S. (2020). Comparison of Classification Models for Breast Cancer Identification using Google Colab. Preprints, pages 1–12.
Blatt, L., Becker, V., and Ferreira, A. (2017). Mapeamento Sistematico sobre Metodologias e Ferramentas de apoio para o Ensino de Programacão. Anais do XXIII Workshop de Informatica na Escola (WIE 2017), 1(Cbie):815.
Carneiro, T., Da Nobrega, R. V. M., Nepomuceno, T., Bian, G. B., De Albuquerque, V. H. C., and Filho, P. P. R. (2018). Performance Analysis of Google Colaboratory as a Tool for Accelerating Deep Learning Applications. IEEE Access, 6:61677–61685.
Carneiro, T., Medeiros Da NoBrega, R. V., Nepomuceno, T., Bian, G., De Albuquerque, V. H. C., and Filho, P. P. R. (2018). Performance analysis of google colaboratory as a tool for accelerating deep learning applications. IEEE Access, 6:61677–61685.
Davis, F. D., Bagozzi, R. P., and Warshaw, P. R. (1989). User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management science, 35(8):982–1003.
Farias, H., Bonifacio, B., and Ferreira, R. (2015). Avaliando o Uso da Ferramenta Scratch para Ensino de Programac¸ao atraves de Analise Quantitativa e Qualitativa. Anais do XXVI Simposio Brasileiro de Informática na Educacao (SBIE 2015), 1(Sbie):947.
Macnaughton, R. J. (1996). Numbers, scales, and qualitative research. The Lancet, 347(9008):1099–1100.
Neto, A. S., Neto, F. M., Lima, R., Silva, S., and de Oliveira, E. J. (2018). Avaliacao de um ambiente virtual gamificado para auxiliar o ensino-aprendizagem de estudantes de medicina. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Informatica na Educac ao-SBIE), volume 29, page 496.
Neto, W. C. B. and Schuvartz, A. A. (2007). Ferramenta Computacional de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem dos Fundamentos de Programac¸ao de Computadores. SBIE - Simposio Brasileiro de Informatica na Educacao , 17:520–528.
Torezani, C. and de Lira Tavares, O. (2014). Eanewprog-um editor de atividades para o ambiente online newprog. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Informática na Educacao- SBIE), volume 25, page 422.
Vishakha Lall (2018). Google colab — the beginner’s guide. Access date: 1 jun. 2020.
Wainerman, C. (1976). Escalas de medicion en ciencias sociales Ediciones Nueva Vision.
Wilder, J. W. (1978). New concepts in technical trading systems. Trend Research.
Access, O. (2020). Visualizing the Newtons Fractal from the Recurring Linear Sequence with Google Colab : An Example of Brazil X Portugal Research. International Electronic Journal of Mathematics Education, 15(3).
Alves, F. R. V. and Machado Vieira, R. P. (2019). The Newton Fractal’s Leonardo Sequence Study with the Google Colab. International Electronic Journal of Mathematics Education, 15(2).
Amaral, E., Camargo, A., Gomes, M., Richa, C. H., and Becker, L. (2017). ALGO+ Uma ferramenta para o apoio ao ensino de Algoritmos e Programacao para alunos iniciantes. Anais do XXVIII Simposio Brasileiro de Informatica na Educacao (SBIE 2017) , 1(Cbie):1677.
Balaraman, S. (2020). Comparison of Classification Models for Breast Cancer Identification using Google Colab. Preprints, pages 1–12.
Blatt, L., Becker, V., and Ferreira, A. (2017). Mapeamento Sistematico sobre Metodologias e Ferramentas de apoio para o Ensino de Programacão. Anais do XXIII Workshop de Informatica na Escola (WIE 2017), 1(Cbie):815.
Carneiro, T., Da Nobrega, R. V. M., Nepomuceno, T., Bian, G. B., De Albuquerque, V. H. C., and Filho, P. P. R. (2018). Performance Analysis of Google Colaboratory as a Tool for Accelerating Deep Learning Applications. IEEE Access, 6:61677–61685.
Carneiro, T., Medeiros Da NoBrega, R. V., Nepomuceno, T., Bian, G., De Albuquerque, V. H. C., and Filho, P. P. R. (2018). Performance analysis of google colaboratory as a tool for accelerating deep learning applications. IEEE Access, 6:61677–61685.
Davis, F. D., Bagozzi, R. P., and Warshaw, P. R. (1989). User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management science, 35(8):982–1003.
Farias, H., Bonifacio, B., and Ferreira, R. (2015). Avaliando o Uso da Ferramenta Scratch para Ensino de Programac¸ao atraves de Analise Quantitativa e Qualitativa. Anais do XXVI Simposio Brasileiro de Informática na Educacao (SBIE 2015), 1(Sbie):947.
Macnaughton, R. J. (1996). Numbers, scales, and qualitative research. The Lancet, 347(9008):1099–1100.
Neto, A. S., Neto, F. M., Lima, R., Silva, S., and de Oliveira, E. J. (2018). Avaliacao de um ambiente virtual gamificado para auxiliar o ensino-aprendizagem de estudantes de medicina. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Informatica na Educac ao-SBIE), volume 29, page 496.
Neto, W. C. B. and Schuvartz, A. A. (2007). Ferramenta Computacional de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem dos Fundamentos de Programac¸ao de Computadores. SBIE - Simposio Brasileiro de Informatica na Educacao , 17:520–528.
Torezani, C. and de Lira Tavares, O. (2014). Eanewprog-um editor de atividades para o ambiente online newprog. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Informática na Educacao- SBIE), volume 25, page 422.
Vishakha Lall (2018). Google colab — the beginner’s guide. Access date: 1 jun. 2020.
Wainerman, C. (1976). Escalas de medicion en ciencias sociales Ediciones Nueva Vision.
Wilder, J. W. (1978). New concepts in technical trading systems. Trend Research.
Publicado
11/11/2020
Como Citar
DA SILVA, Martony Demes.
Aplicação da Ferramenta Google Colaboratory para o Ensino da Linguagem Python. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 4. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 67-76.
DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2020.13717.