Hábitos de estudos de graduandos em Ciência da Computação e Engenharia de Software: uma análise no período de pandemia
Resumo
Durante o período de pandemia, as atividades em grande parte das universidades foram suspensas. Como consequência, observou-se que muitos estudantes se sentiram desmotivados. Este estudo objetiva analisar os hébitos de estudos de alunos dos cursos de Ciência da Computação (CC) e Engenharia de Software (ES) da Unipampa/Alegrete. Para isso, foi realizado um survey no qual foram obtidas 81 respostas. A análise dos dados revelou que alunos de ES se sentiram mais motivados e dedicaram mais tempo aos estudos, diferente dos alunos de CC que indicaram sentir falta das aulas presenciais. Os resultados desta pesquisa podem ser utilizados para o planejamento de atividades de ensino remotas, assim como auxiliar na gestão curricular dos cursos em questão.
Palavras-chave:
Hábitos de estudo, pandemia, análise, cursos de computação
Referências
BRASIL, M. d. E. (2020a). Portaria no343, de 17 de março de 2020. Disponível em:https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/03/2020jornal=515&pagina=39. Acessado em 11 de ago. de 2020.
BRASIL, M.d.S.(2020b).Sobre-a-doenca.Disponıvelem:https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acessado em 13 de ago. de 2020.
Grzybovski, D. (2005). Revisão teórica sobre pesquisa quantitativa, mensuração, amostragem e análise multivariada. Texto para Discussão, (13):2005.
Kasunic, M. (2005). Designing an effective survey. Technical report, Carnegie-MellonUniv Pittsburgh PA Software Engineering Inst.
Marques, R. (2020). A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da covid-19.Boletim de Conjuntura (BOCA), 3(7):31–46.
Onyema, E., Nwafor, C., Faith, A., Sen, S., Atonye, F., Sharma, A., and Alsayed, A.(2020). Impact of coronavirus pandemic on education.Journal of Education and Practice, 11:108–121.
Riess, M. L. R. (2010). Trabalho em grupo: instrumento mediador de socialização e aprendizagem.
Van Nguyen, D., Pham, G. H., and Nguyen, D. N. (2020). Impact of the covid-19 pandemic on perceptions and behaviors of university students in vietnam. Data in Brief,page 105880.\
BRASIL, M.d.S.(2020b).Sobre-a-doenca.Disponıvelem:https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acessado em 13 de ago. de 2020.
Grzybovski, D. (2005). Revisão teórica sobre pesquisa quantitativa, mensuração, amostragem e análise multivariada. Texto para Discussão, (13):2005.
Kasunic, M. (2005). Designing an effective survey. Technical report, Carnegie-MellonUniv Pittsburgh PA Software Engineering Inst.
Marques, R. (2020). A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da covid-19.Boletim de Conjuntura (BOCA), 3(7):31–46.
Onyema, E., Nwafor, C., Faith, A., Sen, S., Atonye, F., Sharma, A., and Alsayed, A.(2020). Impact of coronavirus pandemic on education.Journal of Education and Practice, 11:108–121.
Riess, M. L. R. (2010). Trabalho em grupo: instrumento mediador de socialização e aprendizagem.
Van Nguyen, D., Pham, G. H., and Nguyen, D. N. (2020). Impact of the covid-19 pandemic on perceptions and behaviors of university students in vietnam. Data in Brief,page 105880.\
Publicado
11/11/2020
Como Citar
BARBOSA, Flávia; CRESPO, Ícaro; GARAIS, Lucas; BORDIN, Andréa.
Hábitos de estudos de graduandos em Ciência da Computação e Engenharia de Software: uma análise no período de pandemia. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 4. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 77-86.
DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2020.13718.