Estratégias Remotas à Avaliação de Interfaces de Usuário

  • Amanda M. Melo UNIPAMPA
  • Ícaro M. Crespo UNIPAMPA
  • Gabriela C. Medeiros UNIPAMPA
  • Amanda B. de Oliveira UNIPAMPA

Resumo


Há diferentes abordagens à integração da Interação Humano-computador à Engenharia de Software. Nessas abordagens, a avaliação de interface de usuário é reconhecida como importante estratégia para promover a qualidade de uso de sistemas de software. No contexto atual, onde o isolamento social se faz necessário como forma de combate à pandemia por COVID-19, várias atividades passaram a ser realizadas remotamente, inclusive avaliações de interfaces de usuário. Neste artigo, abordamos três casos de avaliação de interface de usuário que foram conduzidos de modo totalmente remoto. Como resultados apresentamos os protocolos para três métodos de avaliação remota.
Palavras-chave: Interação Humano-computador, avaliação de interface de usuário, avaliação remota

Referências

Alcantud, F., Coret, J., Jiménez, E. et al. (2012). “Usability remote evaluation: METBA system”. In ICL 2012, 1-8, Villach.

Andreasen, M. S., Nielsen, H. V., Schrøder, S. O., Stage, J. (2007). “What happened to remote usability testing? an empirical study of three methods.” In CHI ’07, 1405–1414, San Jose.

Barbosa, S.; Silva, B. (2010), Interação Humano-computador, Elsevier Brasil, 1. ed.

Bradley, M. M., Lang, P. J. (1994) Measuring emotion: the self-assessment manikin and the semantic differential. Journal of behavior therapy and experimental psychiatry, p. 49–59, v. 25, n. 1.

Broekens, J., Brinkman, W. P. (2013) Affectbutton: A method for reliable and valid affective self-report. International Journal of Human-Computer Studies, p. 641–667, v. 71, n. 6.

Brush, A. J. B., Ames, M., Davis, J. (2004). “A comparison of synchronous remote and local usability studies for an expert interface”. In CHI EA 04, 1179–1182, Vienna.

Hayashi, E. C. S., Posada, J. E. G., Maike, V. R. M. L. (2016) “Exploring new formats of the self-assessment manikin in the design with children”. In: IHC’16. 1–10, São Paulo.

Hewett, T. T., Baecker, R., Card S. et al. (1992) “ACM SIGCHI Curricula for HumanComputer Interaction”, In: ACM SIGCHI Report, ACM, NY.

Lund, A. M. (2001) Measuring usability with the use questionnaire. Usability interface, p. 3-6, v. 8, n. 2.

Madathil, K. C., Greenstein, J. S. (2011). “Synchronous remote usability testing: a new approach facilitated by virtual worlds”. In CHI 11, 2225–2234, Vancouver.

Melo, A. M., Baranauskas, M. C. C. (2006). “Uma Opção Inclusiva à Avaliação Cooperativa de Interfaces de Usuário”. In SEMISH CSBC 2006.

Morville, P. (2004) “User Experience - Design. Semantic Studios”, http://semanticstudios.com/user_experience_design/.

Muller, M. J., Haslwanter, J. H., Dayton, T. (1997) “Participatory Practices in the Software Lifecycle”, Handbook of Human-Computer Interaction, Elsevier.

Nielsen, J. (1993), Usability Engineering, Morgan Kaufmann.

Petrovica, S.; Ekenel, H. K. (2016) “Emotion recognition for intelligent tutoring. In BIRWS 2016, Prague.

Rocha, A., Prazeres, C. (2017) LDoW-PaN: Linked Data on the Web—Presentation and Navigation. ACM Trans. Web 11, 4.

Triviños, A. N. S. (2011), Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação, Atlas.
Publicado
11/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MELO, Amanda M.; CRESPO, Ícaro M. ; MEDEIROS, Gabriela C. ; DE OLIVEIRA, Amanda B. . Estratégias Remotas à Avaliação de Interfaces de Usuário. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 4. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 245-254. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2020.13735.