Estudo de Eficiência de Arquitetura Distribuída Utilizando Bancos de Dados Relacionais, Não-Relacionais e Cache em Memória
Resumo
Com a popularização de sistemas com arquitetura distribuída, se faz necessário realizar estudos comparativos entre tecnologias a fim de implementar softwares eficientes e com qualidade. Este artigo apresenta um estudo comparativo de abordagens para persistência de dados utilizando experimentos em ambiente controlado com interesse em avaliar o tempo de resposta de cada requisição. Para realizar o experimento foram utilizadas três aplicações conteinerizadas utilizando o docker de forma que seja possível controlar o consumo de recursos nesses ambientes. Entre as abordagens implementadas, os resultados apontaram que o uso do banco de dados não-relacional em conjunto do cache em memória é significativamente mais eficiente.
Referências
Benítez, Nelson Rodrigo Pérez. (2014). Sistema de memória cache de vídeo segmentado para protocolo http dinâmico.
Elmasri, Ramez e Navathe, Shamkant B. (2011). Sistemas de Banco de Dados.
ISO/IEC 25010:2011. (2011). Systems and software engineering — Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) — System and software quality models.
Kaufeld, J. (1996). Access 95 para Windows para leigos: Um manual para novos usuários. Ludemir, J. São Paulo: Berkeley Brasil.
Kelly, Ann e McCreary, Dan. (2013). Making Sense of NoSQL : A Guide for Managers and the Rest of Us by Ann Kelly and Dan McCreary. Manning Publications Company.
Silva, Gilmar José da e Ferreira, Júlio Cesar Oliveira. (2017). Análise comparativa de desempenho de consultas entre um banco de dados relacional e um banco de dados não relacional.
SlashData. (2021). State of the developer nation. 21th Edition. Disponível em [link]. Acesso em: 24 de nov. de 2021.
Stack OverFlow. (2020). 2020 Developer Survey. Disponível em [link]. Acesso em: 24 de nov. de 2021.