Experiência do Projeto "Fábrica de Software" em um Curso de Engenharia de Software

  • Alexandro Sousa dos Santos UTFPR
  • Matheus Neves UTFPR
  • Yuri Rodrigues UTFPR
  • Nisio H. de Oliveira UTFPR
  • Daniel Kuhn UTFPR
  • Gustavo Santos UTFPR
  • Rodolfo A. Silva UTFPR

Resumo


A "Fábrica de Software" foi realizada como um projeto de ensino, com o objetivo de aproximar os objetivos formadores esperados do curso de Bacharelado em Engenharia de Software com o desenvolvimento de softwares reais, em um processo que simula uma indústria de software. O projeto teve duração de cinco meses, contou com o apoio de docentes do curso e a participação ativa de cinco discentes de diferentes períodos. O presente artigo relata o desenvolvimento desse projeto, resultados e desafios observados. Destacaram-se o contato e aprendizado com problemas reais, e a sobrecarga com atividades decorrentes do ensino remoto.

Palavras-chave: Engenharia de Software, Projeto de Ensino, Fábrica de Software

Referências

Borges, K. S., de Carvalho, T. P., and de Moraes, M. A. C. (2012). Programa de extensão “Fábrica de Software Acadêmica”: contribuindo para a formação profissional na área da informática. In XX Workshop sobre Educação em Computação, pages 1–9.

Chanin, R., Melegati, J., Sales, A., Detoni, M., Wang, X., and Prikladnicki, R. (2019). Incorporating real projects into a software engineering undergraduate curriculum. In 2019 IEEE/ACM 41st International Conference on Software Engineering: Companion Proceedings (ICSE-Companion), pages 250–251.

Conselho Nacional de Educação (2020). Resolução no 5, de 16 de novembro de 2016.

Dutra, A. C. S., Majdenbaum, A., Trindade, C. A. W., Callegari, D. A., and Yamaguti, M. H. (2017). Percepção da contribuição da AGES para o aprendizado em engenharia de software. In Anais da 1a Escola Regional Engenharia de Software (ERES 2017), pages 105–110.

Martin, R. C. (2009). Clean code: a handbook of agile software craftsmanship. Pearson Education.

Mota, C. J., da Silva, E., Braz, F. J., Riegel, I. M., Mota, J. S., Mendes, M. A. L., and de Oliveira, P. C. F. (2014). A experiência do ambiente da Fábrica de Software nas atividades de ensino do curso de Sistemas de Informação do IFC - Campus Araquari. In XXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 1545–1554.

Schwaber, K. and Sutherland, J. (2017). The Definitive Guide to Scrum: The Rules of the Game.
Publicado
01/12/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Alexandro Sousa dos; NEVES, Matheus; RODRIGUES, Yuri; OLIVEIRA, Nisio H. de; KUHN, Daniel; SANTOS, Gustavo; SILVA, Rodolfo A.. Experiência do Projeto "Fábrica de Software" em um Curso de Engenharia de Software. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 5. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 89-98. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2021.18454.