Pilot Forum: Ferramenta de Fórum Multidisciplinar com Recursos de Gamificação para o Ambiente Acadêmico
Resumo
A baixa adesão ao uso da monitoria presencial e a falta de um ambiente virtual adequado para solução de dúvidas comuns dos estudantes ao longo do curso de graduação motivaram o presente trabalho, que busca compreender a aplicabilidade de um fórum de discussão perene e multidisciplinar no ambiente acadêmico. O fórum foi desenvolvido usando a ferramenta Discourse e aplicada para 44 estudantes de Engenharia de Software da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Para avaliar a percepção e validar a usabilidade e intenção de uso da ferramenta, foram pesquisas quantitativas, seguindo a técnica GQM (Goal Question Metric). Foi possível alcançar um resultado positivo quanto à utilização da ferramenta, sendo possível concluir que os estudantes universitários têm interesse em participar de fóruns colaborativos, onde seja possível consultar dúvidas, fazer perguntas e responder colegas, mesmo de fases distintas.
Referências
BARROS, J.; SOUZA, P. O fórum de discussão em ead e a promoção da aprendizagem colaborativa: as estratégias interacionais utilizadas pelo tutor. HIPERTEXTO, 2009.
BASILI, V. R. Software modeling and measurement: the Goal/Question/Metric paradigm. [S.l.], 1992. Disponível em: [link].
BRUNO, A. R.; HESSEL, A. M. D. G. Os fóruns de discussão como espaços de aprendizagem em ambientes on-line: Formando comunidades de gestores. 2007.
CAKAR, B. Factors affecting police officers’ acceptance of GIS technologies: A study of the turkish national police. [S.l.]: Citeseer, 2011.
CALDEIRA, F. H. O mecanismo de busca do google e a relevância na relação sistema-usuário. Letrônica, v. 8, n. 1, p. 91–106, 2015.
CARVALHO, A. A. A. Os lms no apoio ao ensino presencial: dos conteúdos às interacções. Revista portuguesa de pedagogia, p. 101–122, 2008.
DANESHGAR, F.; LOW, G. C.; WORASINCHAI, L. An investigation of ‘build vs. buy’decision for software acquisition by small to medium enterprises. Information and software technology, Elsevier, v. 55, n. 10, p. 1741–1750, 2013.
DAVIS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS quarterly, JSTOR, p. 319–340, 1989.
DISCOURSE. Discourse. 2020. Disponível em: <https://www.discourse.org/about>
FREITAS, A. d.; BERTRAND, H. Ensino a distância no brasil: avaliação de uma parceria universidade-empresa. Anais do XXX Encontro da ANPAD, v. 23, 2006.
GASPARINI, A. O. e Ana Klock e I. Integrando técnicas de learning analytics no processo de gamificação em um ambiente virtual de aprendizagem. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), v. 28, n. 1, 2017.
HOOD, P. A. D. Q. S. Cálculo diferencial e integral: uma proposta de monitoria online no Facebook. Teses e Dissertações PPGECIM, 2019.
JÚNIOR, P. d. O. B. Elicitação de requisitos de software através da utilização de questionários. Dissertation — Rio de Janeiro: PUC-Rio, Departamento de Informática, 2005.
MANTOVANI, D. M. N.; VIANA, A. B. N.; GOUVÊA, M. A. Ferramenta fórum para discussão teórica em estatística aplicada à administração. Pro-Posições, SciELO Brasil, v. 21, n. 2, p. 185–206, 2010.
MAZZOLINI, M.; MADDISON, S. When to jump in: The role of the instructor in online discussion forums. Computers & education, Elsevier, v. 49, n. 2, p. 193–213, 2007.
MOODLE. Moodle. 2020. Disponível em: <https://moodle.org/>
OLIVEIRA, E. A.; AZEVEDO, A.; FONSECA, J.; GODOY, M.; ALVES, C.; GOMES, A. S. Forux: um modelo de fórum de discussão para representações fidedignas de idéias. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). [S.l.: s.n.], 2009. v. 1, n. 1.
OLIVEIRA, G. P. de. O fórum em um ambiente virtual de aprendizado colaborativo. São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2011.
PASSOS, J. d. O. D. Design interativo de ferramenta de manipulação de objetos de aprendizagem de ambientes virtuais de ensino à distância. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) — Universidade Federal de Pernambuco, Recipe, 2006.
PEREIRA, R. C.; ARAUJO, F. O. d. Complica ou descomplica? reflexões sobre decisões de fazer ou comprar na maior startup brasileira de educação. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), SciELO Brasil, v. 23, n. 3, p. 259–287, 2017.
RAMOS, B. d. Interações mediadas pela tecnologia digital: a experiência do fórum virtual em um projeto de educação a distância. In: Congresso Internacional de Educação A Distância. [S.l.: s.n.], 2005. v. 12.
ROSA, C. d.; KEMCZINSKI, A. Implementação de um fórum de discussão como instrumento de avaliação formativa no adaptweb. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação — Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2008.
RYAN, R. S. The effect of online discussion forums on student learning and student perception of learning in a science course at the community college level. Dissertation — University of Southern Mississippi, ago. 2013. Disponível em: <https://aquila.usm.edu/dissertations/207>
SOUZA, C. d. F. d.-P.; MATOS, E. L. M.-P. Fórum como ferramenta de aprendizagem colaborativa na educação a distância. In: IX Congresso Nacional de Educação EDUCERE, pág. [S.l.: s.n.], 2009. p. 1377–1389.
STACK EXCHANGE. Stack Overflow. 2020. Disponível em: <https://stackoverflow.com/company>
TENÓRIO, A.; JUNIOR, J. F.; TENÓRIO, T. A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 14, 2015.
THIRY, M.; ZOUCAS, A.; GONÇALVES, R. Q. Promovendo a aprendizagem de engenharia de requisitos de software através de um jogo educativo. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). [S.l.: s.n.], 2010. v. 1, n. 1.