Avaliando a Aceitação de Aplicativos de Lógica Matemática Sob a Perspectiva de Docentes e Discentes

  • Bruna Dias UNIPAMPA
  • Alice Finger UNIPAMPA
  • Williamson Silva UNIPAMPA
  • João Pablo da Silva UNIPAMPA

Resumo


O Ensino Remoto Emergencial fez com que docentes adaptassem seus conteúdos adotando diferentes tecnologias em sala de aula, como o uso de aplicativos, para proporcionar um ambiente mais engajador e motivador aos discentes. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta um estudo experimental exploratório que avaliou o uso de dois aplicativos na disciplina de Lógica Matemática: The Logic Calculator e Tablas de Verdade. A partir dos resultados, notou-se que o aplicativo que obteve melhor aceitabilidade para o ensino e aprendizado de tabelas verdade foi o The Logic Calculator. Além disso, percebeu-se que ambos os aplicativos apresentam problemas pedagógicos que impactaram em sua aceitação por parte dos discentes.

Referências

Calderon, I., Silva, W., and Feitosa, E. (2021). Um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso de metodologias ativas durante o ensino de programação no brasil. In SBIE, pages 1152–1161, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Cardoso, R., dos Santos, O. V., and Gatti, D. C. (2015). Revisão sistemática de objetos de aprendizagem para o ensino de computação. In LACLO, pages 389–393.

de Souza, J. N. (2008). Lógica para Ciência da Computação: uma introdução concisa. ELSEVIER, 2 edition.

Dias, B. and Finger, A. Aplicativos para o ensino-aprendizagem de lógica matemática: qual a melhor escolha? In WIE.

França, V. M., Carneiro, N. d. A., Medeiros, B. C., Danjour, M. F., and Neto, M. V. d. S. (2016). Fatores favoráveis à aceitação de aplicativos móveis: um estudo com alunos de uma instituição pública de ensino. Sistemas & Gestão, 11(1):120–32.

Fred D. Davis, Richard P. Bagozzi, P. R. W. (1989). User acceptance of computer technology: A comparison of two theoretical models. Management Science, 35(8):982–1003.

Kontio, J., Lehtola, L., and Bragge, J. (2004). Using the focus group method in software engineering: obtaining practitioner and user experiences. In ISESE, pages 271–280.

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology.

Magno, C., Felix, L., Lagoa, L., Rocha, L., and Albergaria, E. (2018). Md investigações: um jogo educacional aberto para auxiliar a aprendizagem de lógica. In SBIE.

Nik Ahmad, N. A. and Megat Sazali, P. N. N. (2021). Performing user acceptance test with system usability scale for graduation application. In ICSECS-ICOCSIM, pages 86–91.

O’Brien, M. (2003). Focus groups supporting effective product development joe langford and deana mcdonagh (editors). The Design Journal, 6(1):61–62.

SBC (2019). Educação superior em computação Estatísticas - 2019. Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em: [link].

Silva, W., Gadelha, B., Steinmacher, I., and Conte, T. (2020). Towards an open repository for teaching software modeling applying active learning strategies. In ICSE-SEET, pages 162–172.

Sonego, A. H. S. and Behar, P. A. (2015). M-learning: Reflexões e perspectivas com o uso de aplicativos educacionais. In TISE, pages 521–526.

Widdows, R., Hensler, T. A., and Wyncott, M. H. (1991). The focus group interview: A method for assessing users’ evaluation of library service. College & Research Libraries, 52:352–359.
Publicado
18/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
DIAS, Bruna; FINGER, Alice; SILVA, Williamson; DA SILVA, João Pablo. Avaliando a Aceitação de Aplicativos de Lógica Matemática Sob a Perspectiva de Docentes e Discentes. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 6. , 2022, Blumenau. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 121-130. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2022.227820.