CONECTAR: Uma plataforma colaborativa para conectar projetos a um time ideal

  • Jeferson Rosa de Souza UTFPR
  • Francisco Carlos M. Souza UTFPR
  • Cristian V. Matias UTFPR
  • Cinglair A. J. Capello UTFPR
  • Gabrieli P. Machado UTFPR
  • Maynara de O. Walter UTFPR
  • Lincoln M. Costa UFRJ
  • Alinne C. Corrêa Souza UTFPR

Resumo


As mudanças ocasionadas pelo coronavírus interferiram diretamente na economia. Apesar do impacto econômico negativo, a crise também criou oportunidades para o surgimento de tecnologias intangíveis assim como novas condutas para o comércio. Neste contexto, o trabalho apresenta uma plataforma web colaborativa e uma rede social chamada CONECTAR que visa auxiliar empreendedores a impulsionarem seus negócios por meio de soluções digitais e usuários a se conectarem com projetos baseado nas suas formações profissionais e acadêmicas, e habilidades. A qualidade dos times recomendados pela plataforma foi avaliada manualmente a fim de verificar se as habilidades dos usuários eram condizentes com as necessidades registradas nos projetos. Os resultados indicaram que a plataforma facilita a conexão de um time com projetos e é útil para os idealizadores transformarem seus projetos em produtos reais.

Referências

BARON, R. A. (2007). Empreendedorismo: uma visão do processo. Thomson Learning, São Paulo, SP, 4nd edition.

CARVALHO, M. A. H. (2015). B-Start: ferramenta de apoio a geração e criação colaborativa de novas ideias e negócios. Dissertação de mestrado, ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal.

HAMERS, L. e. a. (1989). Similarity measures in scientometric research: the jaccard index versus salton's cosine formula. Information Processing Management, Elmsford, 25(3):315–318.

LEVENSHTEIN (2014). The levenshtein-algorithm.

LOPES, P. J. C. (2012). Desenvolvimento de um plano de exploração de uma plataforma web para geração de ideias de negócio – Youdoit. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

SANTOS, L. R.; Pereira, L. F. P. B. D. M. (2018). Plataforma de Ideias. Trabalho de conclusão de curso, Instituto Federal do Paraná - Campus Pinhais (IFPR, Pinhais, PR, Brasil).

SOMMERVILLE, I. (2016). Software Engineering. Pearson Addison-Wesley, 10th edition.
Publicado
18/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
DE SOUZA, Jeferson Rosa; SOUZA, Francisco Carlos M.; MATIAS, Cristian V.; CAPELLO, Cinglair A. J.; MACHADO, Gabrieli P.; WALTER, Maynara de O.; COSTA, Lincoln M.; SOUZA, Alinne C. Corrêa. CONECTAR: Uma plataforma colaborativa para conectar projetos a um time ideal. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 6. , 2022, Blumenau. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 141-150. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2022.227984.