Análise dos Estudos de Gerenciamento de Projetos de Jogos Digitais: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Resumo


A indústria de jogos digitais atualmente gera interesse e muitos investimentos. Nesse sentido, torna-se fundamental adotar boas práticas para garantir um ciclo de desenvolvimento de software confiável para alcançar o sucesso do projeto. Fornecemos através desta revisão sistemática de literatura (RSL) referencial empírico para profissionais e pesquisadores que buscam gerenciar projetos de jogos, identificando estudos científicos que apresentem métodos, processos e metodologias para tal finalidade. Iniciamos com 6.658 estudos e na condução dos processos de seleção extraímos dados de 65. Classificamos sete tipos de estudos voltados ao gerenciamento de projetos (GP), dentre estes 64,6% abordam a etapa de levantamento de requisitos, 55,4% definição do jogo e desenvolvimento. A maioria dos pesquisadores são brasileiros e indonésios.

Referências

Fortim, I. O. (2022). Pesquisa da indústria brasileira de games 2022.

Jiménez-Hernández, E. M., Oktaba, H., Piattini, M., and Díaz-Barriga, F. (2017). Serious games when used to learn software processes: An analysis from a pedagogical perspective. In 5th Int. Conf. in Software Engineering Research and Innovation, pages 194–203.

Kitchenham, B. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report.

Kummer, L. B. M., Nievola, J. C., and Paraiso, E. C. (2017). Digital game usage lifecycle: a systematic literature review. In Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames’17), pages 1163–1172, Porto Alegre, RS. SBC.

Marchezan, L., Bolfe, G., Rodrigues, E., Bernardino, M., and Basso, F. P. (2019). Thoth: A web-based tool to support systematic reviews. In ACM/IEEE Int. Symp. on Empirical Software Engineering and Measurement, pages 1–6.

Mizutani, W. K., K. Daros, V., and Kon, F. (2021). Software architecture for digital game mechanics: A systematic literature review. Entertainment Computing, 38.

Nishida, A. K. and Braga, J. C. (2015). Systematic review of literature: Educational games about electric energy consumption. In IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8.

O’Hagan, A. O., Coleman, G., and O’Connor, R. V. (2014). Software development processes for games: A systematic literature review. In Systems, Software and Services Process Improvement, pages 182–193. Springer.

Oliveira, K. W. R. and Paula, M. M. V. (2021). Gamification of online surveys: A systematic mapping. IEEE Transactions on Games, 13(3):300–309.

Petticrew, M. and Roberts, H. (2008). Systematic Reviews in the Social Sciences: A Practical Guide. John Wiley & Sons.

Ramadan, R. and Widyani, Y. (2013). Game development life cycle guidelines. In 2013 International Conference on Advanced Computer Science and Information Systems (ICACSIS), pages 95–100, 2013.

Souza, M. R. d. A., Furtini Veado, L., Teles Moreira, R., Magno Lages Figueiredo, E., and Costa, H. A. X. (2017). Games for learning: bridging game-related education methods to software engineering knowledge areas. In IEEE/ACM 39th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training Track (ICSE-SEET), pages 170–179.

Trier, K. K. and Treffers, T. (2021). Agile project management in creative industries: A systematic literature review and future research directions. In IEEE Technology Engineering Management Conference - Europe (TEMSCON-EUR), pages 1–8.

Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslén, A. (2012). Experimentation in Software Engineering. Springer Berlin.
Publicado
18/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
PIEVA, Lucas; BERNARDINO, Maicon. Análise dos Estudos de Gerenciamento de Projetos de Jogos Digitais: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 6. , 2022, Blumenau. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 161-170. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2022.227744.