Pedagogia Sistêmica: experiência do UniSENAI Campus Joinville no ensino de Arquitetura e Desenvolvimento de Software
Resumo
Neste trabalho é apresentada a importância da Pedagogia Sistêmica na realidade do Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UniSENAI Campus Joinville para o ensino e aprendizagem da arquitetura e desenvolvimento de software. Utilizou-se um método hermenêutico, que traz a compreensão de uma realidade específica em vista da observação de oportunidades que venham a se evidenciar nesta obra. Para isso, buscou-se compreender o que é a Pedagogia Sistêmica, considerando suas proposições, estruturas e formações educacionais. Em seguida, será apresentado um relato de experiência do curso, compreendendo sua estrutura e a importância para a formação educacional dos acadêmicos.
Referências
García, A. P. O., Vilaginés, M. T., & Enrich, C. P. (2011). Sintonizando las miradas: soluciones amorosas y breves a los conflictos entre la escuela y la familia. Tlalnepantla de Baz (MÉX): Grupo CUDEC.
Núñez, Q. A. (2017, 01). Pedagogía sistémica e interculturalidad: claves para construir un aula inclusiva. Revista Lusófona de Educação, 37, 165 – 179. Disponível em: [link]
Nunes, S. C. (2007). A inserção da noção de competências em cursos de graduação em administração (Doutorado em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais). Disponível em: [link]
Rego, C. (2020, 8). Universidades e Desenvolvimento Regional – as bases para a inovação competitiva. Revista Brasileira de Inovação, 19, 1 – 5. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8659962
Saraiva Educação. (2022). Guia completo para a aplicação de metodologias ativas no ensino superior. Disponível em [link]
Scallon, G. (2017). Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências (1st ed.). Curitiba/PR: Editora Champagnat.
Vieira, M. D. C., Sivek, C. S., & Cavalvante, M. M. D. (2015, 1). Pedagogia sistêmica: contexto e fundamentos. Revista Expressão Católica, 1(4), 113 – 121. Disponível em: [link].