Uma Abordagem para Avaliação de Desempenho das Equipes no Ensino de Gerenciamento de Projetos de Software

  • Dionas Luan Müller UNIPAMPA
  • Raul Nogueira Neves UNIPAMPA
  • Thiago Cardoso de Melo Araújo UNIPAMPA
  • Matheus Boeira Dias UNIPAMPA
  • Maicon Bernardino UNIPAMPA http://orcid.org/0000-0003-2776-8020

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema de Avaliação 270º na Silver Bullet, projetada para ser utilizada no ensino de Gerenciamento de Projetos de Software na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A Avaliação 270º permite que os alunos sejam avaliados por seus pares, superiores e realizem autoavaliações, promovendo maior engajamento e aprimoramento do desempenho. Devido às particularidades do ambiente educacional, foi necessária a adaptação do modelo 270º, criando-se um formato em que cada aluno é avaliado por um número específico de gerentes e membros da equipe. Por fim, um estudo de caso está em andamento para avaliar a eficácia da Silver Bullet e seu impacto no engajamento e aprendizado dos alunos.
Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos, Ensino de Gerenciamento de Projetos, Avaliação 270º, Partes Interessadas

Referências

Bezerra, M. T. S., Santos, C. d. S., and Santos, F. A. T. d. (2023). Desafios da nova gestão de pessoas: Ambiente de trabalho híbrido e remoto. Repositório Institucional do Conhecimento - RIC-CPS.

de Melo Araujo, T. C., Dias, M. B., Müller, D. L., Neves, R. N., Basso, F., and Bernardino, M. (2023). Evolução de uma ferramenta educacional de gerenciamento de projetos usando arquitetura baseada em serviços. In Anais da VII Escola Regional de Engenharia de Software, pages 31–40. SBC.

Kenjo (2024). The 270-degree performance review. Available at: [link]. Accessed: 2024-09-13.

Lopez, M. (2023). 270 degree feedback: Definition, pros and cons. [link]. Accessed: 2024-09-16.

Moura, N. R. (2020). Desenvolvimento e implementação do projeto retenção de talentos em uma distribuidora de medicamentos, utilizando a metodologoia project management body of knowledge (PMBOK). Repositório Institucional da UFPB.

Neves, R. N., Müller, D. L., de Melo Araujo, T. C., Dias, M. B., Rodrigues, E., and Bernardino, M. (2023). Avaliação de um Software para o Ensino de Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK: Um Grupo Focal. In Anais da VII Escola Regional de Engenharia de Software, pages 51–60. SBC.

PMI (2017). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). Project Management Institute, Newtown Square, PA, USA, 6th edition.

PMI (2021). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide). Project Management Institute, Newtown Square, PA, USA, 7th edition.

Simplicio, J. M. P. and Serra, F. A. R. (2023). A personalidade do gestor de projetos como fator de sucesso na gestão de stakeholders. Anais do XI SINGEP-CIK.

Xavier, C. M. d. S. (2017). Gerenciamento de projetos. Saraiva Educação SA, São Paulo, SP.
Publicado
11/11/2024
MÜLLER, Dionas Luan; NEVES, Raul Nogueira; ARAÚJO, Thiago Cardoso de Melo; DIAS, Matheus Boeira; BERNARDINO, Maicon. Uma Abordagem para Avaliação de Desempenho das Equipes no Ensino de Gerenciamento de Projetos de Software. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 8. , 2024, Santiago/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2024.4279.