RFPG - Game Design e Avaliação Preliminar de um Jogo para Apoiar o Ensino de Algoritmos e Programação
Resumo
O presente trabalho descreve o processo de game design e avaliação do jogo Red Fox Programming Game (RFPG), um jogo sério para apoiar o ensino de programação. A jogabilidade do RFPG tem como base o gênero souls-like e a ação baseada em turnos. O jogador controla uma raposa guerreira que deve derrotar inimigos desafiadores com padrões de ataques definidos. O jogador deve identificar esses padrões e codificar em um prompt de comando ações para contra-atacar. O game design do jogo foi representado através da prototipação em papel e três professores de Algoritmos e Programação participaram de testes de usabilidade com o protótipo. A técnica permitiu detectar melhorias a serem implementadas na versão final do software.
Palavras-chave:
algoritmos, programação, ensino, game design, prototipação em papel
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
DE CARVALHO, Eduardo Leal; CHEIRAN, Jean Felipe Patikowski.
RFPG - Game Design e Avaliação Preliminar de um Jogo para Apoiar o Ensino de Algoritmos e Programação. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 8. , 2024, Santiago/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 89-98.
DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2024.4317.