Celine: um chatbot no WhatsApp para idosos
Resumo
Com a tecnologia cada vez mais presente, a população é obrigada a utilizar produtos e serviços informatizados. As organizações e empresas ainda aumentam a produtividade e o alcance dos seus serviços como a implantação de chatbots para atendimento aos clientes. Ainda, há um aumento da população idosa que possui dificuldade de adaptação a essas tecnologias devido à estabilidade tecnológica de sua geração e ao declínio físico e cognitivo característico dessa etapa da vida. Tendo isso em vista, este trabalho propõe o desenvolvimento de um chatbot no WhatsApp que atenda às necessidades de adultos idosos para encontrar produtos e serviços de saúde. O chatbot é avaliado a partir de uma inspeção heurística em protótipos funcionais.
Palavras-chave:
chatbot, idosos
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
CABRERA, Saimon Martins; CHEIRAN, Jean Felipe Patikowski.
Celine: um chatbot no WhatsApp para idosos. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 8. , 2024, Santiago/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 99-108.
DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2024.4308.