Celine: um chatbot no WhatsApp para idosos

Resumo


Com a tecnologia cada vez mais presente, a população é obrigada a utilizar produtos e serviços informatizados. As organizações e empresas ainda aumentam a produtividade e o alcance dos seus serviços como a implantação de chatbots para atendimento aos clientes. Ainda, há um aumento da população idosa que possui dificuldade de adaptação a essas tecnologias devido à estabilidade tecnológica de sua geração e ao declínio físico e cognitivo característico dessa etapa da vida. Tendo isso em vista, este trabalho propõe o desenvolvimento de um chatbot no WhatsApp que atenda às necessidades de adultos idosos para encontrar produtos e serviços de saúde. O chatbot é avaliado a partir de uma inspeção heurística em protótipos funcionais.
Palavras-chave: chatbot, idosos

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Publicado
11/11/2024
CABRERA, Saimon Martins; CHEIRAN, Jean Felipe Patikowski. Celine: um chatbot no WhatsApp para idosos. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 8. , 2024, Santiago/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 99-108. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2024.4308.