Inovação no Acompanhamento de Egressos: avaliação do SAVE a partir da perspectiva dos gestores

Resumo


Pesquisas com egressos são essenciais para a melhoria contínua dos cursos de Instituições de Ensino Superior (IES). Porém, para manter os dados atualizados, exige esforço e tempo de egressos e gestores. O projeto Egress@s idealizou um Sistema de Acompanhamento de Egressos, apresentado neste trabalho por meio de um protótipo de alta fidelidade focado na interação dos gestores. A avaliação conduzida com coordenadores de cursos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) indicou que o sistema facilitaria o trabalho da coordenação de curso no acompanhamento dos egressos.
Palavras-chave: Egressos, Protótipo, Acompanhamento, Software, Avaliação

Referências

Alvares, R., Loutfi, M., and Campos, N. (2020). Onde estão meus egressos? relato sobre um mapeamento automatizado da vida profissional dos formados em sistemas de informação da unirio. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 56–60, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

da Silva, J. M. and Bezerra, R. O. (2015). Sistema de acompanhamento dos egressos aplicado na universidade federal de santa catarina. Revista GUAL, 8(3):1–15.

da Silva, L. C., Bastos, A. V. B., Ribeiro, J. L. L. S., and Peixoto, A. d. L. A. (2017). Acompanhamento de egressos como ferramenta para a gestão universitária: um estudo com graduados da ufba. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, pages 293–313.

Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS quarterly, 13(3):319–340.

de Alkmim, G. and Heijmans, R. (2016). Empregabilidade dos egressos tecnólogos do curso de análise e desenvolvimento de sistemas nos institutos federais mineiros. In Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação, pages 2096–2105, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

de Mello, A., Finger, A., and Bordin, A. (2020). Ciência da computação e engenharia de software: semelhanças e diferenças a partir da realidade dos egressos. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1773–1782, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Fighera Marzall, L., Schleder, M. V., Santos, L., Costa, V., and Gai, M. (2019). Análise do perfil do perfil profissional dos egressos do curso de administração da universidade federal de santa maria. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, 9:64–83.

Finger, A., Bordin, A., and de Mello, A. (2020). Perfil das egressas dos cursos de computação da unipampa: Uma análise da formação acadêmica e da atuação profissional. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 100–109, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Lima, L. A. and Andriola, W. B. (2018). Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de instituições de ensino superior (ies). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 23(1):104–125.

Mello, A., Finger, A., Oliveira, W., and Silva, M. (2023). Avaliação de aceitação do sistema de acompanhamento de egressos - save. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1569–1579, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Nunes, L. H., Reis, J., Paxiúba, C., Ponte, M., Nascimento, M., and Nascimento, R. (2020). Perfil dos egressos de computação do interior da amazônia no mercado de trabalho. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 254–258, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Sommerville, I. (2011). Engenharia de Software. Pearson Prentice Hall, 2011, 9 edition.
Publicado
11/11/2024
SILVA, Marcos Eduardo Lopes; FERREIRA, Milena Soares; RIBEIRO, Bianca Maia; QUINCOZES, Camilla Borchhardt; FINGER, Alice Fonseca; DE MELLO, Aline Vieira. Inovação no Acompanhamento de Egressos: avaliação do SAVE a partir da perspectiva dos gestores. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 8. , 2024, Santiago/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 118-127. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2024.4305.