Vieses Cognitivos Aplicados ao Design: Influência na Experiência do Usuário

Resumo


Esta pesquisa se baseia em autores como Tversky e Kahneman (1981) e Norman (2013) para destacar a importância de entender como os padrões de desvio cognitivo podem influenciar a percepção e a tomada de decisões dos usuários em relação a um produto ou serviço. Foram identificados vieses cognitivos, como o viés do custo afundado e o viés de ancoragem, que podem impactar o comportamento dos usuários em relação a adoção de um serviço, compra de produto ou seu tempo engajado no site. O trabalho também propõe uma abordagem metodológica em duas fases: uma revisão bibliográfica e um estudo empírico com protótipos e testes visando entender o impacto prático desses vieses. O projeto busca contribuir tanto para a teoria da Engenharia de Software quanto para a prática de design de interfaces mais eficientes e agradáveis ao usuário, auxiliando-os a tomar melhores decisões.
Palavras-chave: Interface, Cognitive bias, Judgment bias, user experience, Heuristic bias

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Publicado
11/11/2024
MARTINEZ, Lucas L.; BERNARDINO, Maicon. Vieses Cognitivos Aplicados ao Design: Influência na Experiência do Usuário. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 8. , 2024, Santiago/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 159-167. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2024.4290.