Controle Residencial de Dispositivos Infravermelho e de Iluminação Utilizando um Módulo Central de Baixo Custo

  • Jorge Luiz P. Oliveira UFMT
  • Thais Reggina Kempner UFMT

Resumo


A automação residencial tem como objetivo simplificar as atividades do indivíduo em domicílio e proporcionar independência para pessoas com deficiência. No entanto, os equipamentos profissionais são caros, o que limita o acesso à tecnologia. Para solucionar esse problema, foi projetado um módulo de baixo custo para controle de dispositivos infravermelho e iluminação por meio de aplicativos para smartphone e comandos de voz. Além do baixo custo, o módulo visa interface de fácil utilização e implementação descomplicada, para isso utiliza placas de controle Open Hardware, aplicativo com boa UX (User Experience) e estrutura modular para facilitar a instalação. O objetivo é tornar a tecnologia acessível para pessoas de classe média baixa.

Palavras-chave: Automação, Acessibilidade, Casa inteligente, Internet das coisas, Alexa

Referências

Batista, J. D.; Mestria, M. (2019). Um protótipo de sistema de automação residencial controlado por smartphone. Anais do 14º Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente.

Brasil. (2019). Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Como reduzir quedas no idoso, Disponível em: [link]. Acesso em: 20 mai. 2022.

Dantas Filho, C. A. (2021). Domótica como auxílio para pessoas com deficiência e idosos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 04, Vol. 02, pp. 118-131.

Fortune Business Insights (2021). Home Automation Market Size, Share and COVID-19 Impact Analysis, By Component (Product and Services), By Network Technology (Wired, Wireless and Power Line-Based), and Regional Forecast. Fortune Business Insights. Disponível em: [link]. Acesso em mai. 2023.

Kotler, S., Diamandis, Peter H. (2021). O futuro é mais rápido do que você pensa: Como a convergência tecnológica está transformando as empresas, a economia e nossas vidas. página 24, Objetiva, Brasil.

Perracini, M. R. (2009). Desafios da prevenção e do manejo de quedas em idosos. BIS. Boletim do Instituto de Saúde, n. 47, p. 45-48.
Publicado
28/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Jorge Luiz P.; KEMPNER, Thais Reggina. Controle Residencial de Dispositivos Infravermelho e de Iluminação Utilizando um Módulo Central de Baixo Custo. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 12. , 2023, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 69-78. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2023.236366.