Controle Residencial de Dispositivos Infravermelho e de Iluminação Utilizando um Módulo Central de Baixo Custo
Resumo
A automação residencial tem como objetivo simplificar as atividades do indivíduo em domicílio e proporcionar independência para pessoas com deficiência. No entanto, os equipamentos profissionais são caros, o que limita o acesso à tecnologia. Para solucionar esse problema, foi projetado um módulo de baixo custo para controle de dispositivos infravermelho e iluminação por meio de aplicativos para smartphone e comandos de voz. Além do baixo custo, o módulo visa interface de fácil utilização e implementação descomplicada, para isso utiliza placas de controle Open Hardware, aplicativo com boa UX (User Experience) e estrutura modular para facilitar a instalação. O objetivo é tornar a tecnologia acessível para pessoas de classe média baixa.
Referências
Brasil. (2019). Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Como reduzir quedas no idoso, Disponível em: [link]. Acesso em: 20 mai. 2022.
Dantas Filho, C. A. (2021). Domótica como auxílio para pessoas com deficiência e idosos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 04, Vol. 02, pp. 118-131.
Fortune Business Insights (2021). Home Automation Market Size, Share and COVID-19 Impact Analysis, By Component (Product and Services), By Network Technology (Wired, Wireless and Power Line-Based), and Regional Forecast. Fortune Business Insights. Disponível em: [link]. Acesso em mai. 2023.
Kotler, S., Diamandis, Peter H. (2021). O futuro é mais rápido do que você pensa: Como a convergência tecnológica está transformando as empresas, a economia e nossas vidas. página 24, Objetiva, Brasil.
Perracini, M. R. (2009). Desafios da prevenção e do manejo de quedas em idosos. BIS. Boletim do Instituto de Saúde, n. 47, p. 45-48.