ALGONAI: Aplicativo mobile para Redução da Evasão em Cursos de Computação

  • Ícaro Henrique N. Freitas IFMT
  • Michael de Moraes IFMT
  • João Victor da S. Oliveira IFMT
  • Carlos Alex Sander Juvêncio Gulo UNEMAT
  • Rodrigo Carlo Toloi IFMT

Resumo


A evasão nos cursos de Computação é um problema significativo no Brasil, inclusive no Instituto Federal de Mato Grosso, onde a evasão média é de 23,38%, chegando a 30,93% no Campus de Rondonópolis em 2022. O objetivo deste estudo foi desenvolver um aplicativo pedagógico móvel que proporcionasse aos alunos uma nova opção de aprendizagem do conteúdo da disciplina de algoritmos e lógica de programação. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem exploratória, bibliográfica e aplicada. Foi realizada uma sessão de brainstorming para elicitação de requisitos, seguida da técnica Brain Draw. Utilizando a ferramenta Figma, foi possível construir um protótipo de alta fidelidade e posteriormente realizar testes de usabilidade com usuários. Os resultados obtidos corroboram a viabilidade positiva da posterior implementação do artefato.

Referências

ALMEIDA, P. D. Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, v. v. 8, p. 4-21 Páginas, 2018.

AL-SAMARRAIE, H.; HURMUZAN, S. A review of brainstorming techniques in higher education. Thinking Skills and Creativity, v. 27, p. 78–91, mar. 2018.

DE SOUZA, Á. et al. ALÉM DAS FRONTEIRAS DIGITAIS: A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO FUTURA. Revista Ilustração, v. 5, n. 3, p. 119–135, 2024.

FERREIRA, A. C. M. Refinamento de diagramas de classes: análise e verificação. 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOMES, A.; HENRIQUES, J.; MENDES, A. J. Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Educação, Formação e Tecnologias, v. 1, n. 01, p. 93–103, 2008.

GONÇALVES, L. M. Uma plataforma de business intelligence para analisar a retenção e evasão do IFMT. Dissertação—Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2021.

Kahoot!. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 out. 2024.

NIELSEN, J. Usability engineering. Nova York: Morgan Kaufmann, 1994.

OLIVEIRA, R. C.; PRIETCH, S. S. Diagnóstico das Dificuldades nas disciplinas de Algoritmos I e de Algoritmos II de um Curso de Sistemas de Informação. . Em: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO. Brasil: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 set. 2024

PEREIRA, R. IHC na Especialização em Engenharia de Software: discussões sobre uma experiência prática. IV Workshop sobre Ensino de IHC. Anais... Em: WEIHC. Manaus: 2013.

SCHLATTER, T.; LEVINSON, D. Visual Usability: Principles and Practices for Designing Digital Applications. [s.l.] Morgan Kaufmann, 2013.

SILVA, O. M. DA; LACERDA, T. DE A.; CARVALHO, E. T. DE. Reflexões sobre o Índice de Evasão no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFMT Campus São Vicente. Revista Gestão Universitária, v. 5, n. 1, 2016.

SILVA, U. F. et al. Problemas enfrentados por alunas de graduação em ciência da computação: uma revisão sistemática. Educação e Pesquisa, v. 48, p. e236643, 2022.
Publicado
07/11/2024
FREITAS, Ícaro Henrique N.; MORAES, Michael de; OLIVEIRA, João Victor da S.; GULO, Carlos Alex Sander Juvêncio; TOLOI, Rodrigo Carlo. ALGONAI: Aplicativo mobile para Redução da Evasão em Cursos de Computação. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 13. , 2024, Alto Araguaia/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1-6. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2024.245816.