Estudo sobre os aspectos motivadores da participação de alunos de graduação em projetos de pesquisa e desenvolvimento

  • Milena Veríssimo Fonseca UFF
  • Flávio Luiz Seixas UFF
  • Francisco José Batista UFF

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com estudantes da graduação dos cursos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) para entender o que motiva os alunos a participarem de projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Palavras-chave: Fatores motivadores, Projetos de pesquisa e desenvolvimento, Participação de estudantes de graduação

Referências

Borges, Karen Selbach; Carvalho, Tanisi Pereira; Moraes, Márcia A. Corrêa. Programa de Extensão “Fábrica de Software Acadêmica”: contribuindo para a formação profissional na área da Informática. In: XX Workshop sobre Educação em Computação, 2012, Curitiba.

Bzuneck, J. A. As crenças de auto-eficácia dos professores. In: F.F. Sisto, G. de Oliveira, & L. D. T. Fini (Orgs.). Leituras de psicologia para formação de professores. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

Calligaris, Aline Bellintani; Torkomian, Ana Lúcia Vitale. Benefícios do desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica. Revista Produção, [ S. l. ], v. 12, n.2, ed. Edição especial, p. 21-32, 7 mar. 2003.

Gil, Eric de Souza et al . Estratégias de ensino e motivação de estudantes no ensino superior. Vita et Sanitas, Trindade-Go, n. 06, p. 57-81, 1 jan. 2012.
Publicado
20/04/2019
FONSECA, Milena Veríssimo; SEIXAS, Flávio Luiz; BATISTA, Francisco José. Estudo sobre os aspectos motivadores da participação de alunos de graduação em projetos de pesquisa e desenvolvimento. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO RIO DE JANEIRO (ERI-RJ), 3. , 2019, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 17-20.