Ouvi no CT: Um Espaço de Fala das Mulheres no Centro Tecnológico da UFES

  • Melina Schneider Campo Dall’Orto UFES

Resumo


O artigo apresenta o projeto “Ouvi no CT”, do Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que ofereceu um espaço seguro para que mulheres compartilhem experiências de assédio e violência de gênero. Utilizando questionários anônimos, foram coletadas 75 respostas entre 2018 e 2020, revelando a prevalência de diferentes formas de assédio no CT. O estudo discute as ações e impactos do projeto, como o afastamento de um professor acusado de assédio e a mobilização da comunidade acadêmica. Conclui-se que o “Ouvi no CT” foi crucial na conscientização e no combate ao machismo e à violência contra a mulher na UFES.

Referências

Avon, I., Popular, D., and Brasil, O. M. (2015). Violência contra a mulher no ambiente universitário. Disponível em: [link]. Acessado em 18 de julho de 2024.

Barroso, M. F. (2021). Violência contra as mulheres nas universidades. Editora da Universidade Federal do Amazonas-Edua, Manaus.

Bueno, S., Martins, J., Brandão, J., Sobral, I., and Lagreca, A. (2023). Visível e invisível: a vitimização de mulheres no brasil. Disponível em: [link]. Acessado em 18 de julho de 2024.

Couzemenco, F. (2023a). Sindicância contra professor da Ufes acusado de assédio sexual faz audiência. Disponível em: [link]. Acessado em 18 de julho de 2024.

Couzemenco, F. (2023b). Órgãos de justiça recebem denúncia de assédio sexual contra professor da Ufes. Disponível em: [link]. Acessado em 18 de julho de 2024.

Couzemenco, F. (2024). Professor acusado de assédio sexual é impedido de assumir chefia de departamento. Disponível em: [link]. Acessado em 18 de julho de 2024.

da União, C.-G. Consulta de processos. Consulta de Processo nº 23068.067438/2022-11. Instauração: 27/03/2023, Concluído - Julgado: 17/05/2024. Disponível em: [link]. Acessado em 12 de julho de 2024.

das Mercês Silva, S., Matos, G. S., Nascimento, T. A., and Araújo, F. P. O. (2021). Redes sociais como ferramenta de visibilidade das mulheres nas ciências exatas: análise do perfil@ lindasdaengenharia. In Women in Information Technology (WIT), pages 330–334. SBC.

de Carvalho, Z. N. P. and Rodrigues, S. A. B. (2021). Assédio sexista no ambiente acadêmico e o caso midiatizado da UFCG: as redes sociais como aliadas na militância online. Cambiassu, 16(28).

de Comunicação Social AGU, A. E. (2023). Parecer da agu fixa pena de demissão para casos de assédio sexual nas autarquias e fundações públicas federais. Disponível em: [link]. Acessado em 18 de julho de 2024.

de Justiça de Goiás, T. (2021). Assédio moral, sexual e discriminação no âmbito do tribunal de justiça do estado de goiás. [link].

Galvão, A. K. d. S. (2022). Análise da questão de gênero na vivência de mulheres nas engenharias do centro de tecnologia da UFC. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Civil, Fortaleza.

Gazeta, R. A. (2018). Alunas de engenharia criam instagram para denunciar assédio na ufes. [link].

Hirigoyen, M.-F. (2006). Mal-estar no trabalho: redefinindo o assédio moral. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.

IBGE (2024). Estatísticas de gênero - indicadores sociais das mulheres no brasil.

Lisboa, N. and Pereira, F. (2024). Panos quentes queimam quem denuncia: Propostas a partir do feminismo decolonial para superação da violência de gênero na universidade pública. Comparative Cultural Studies: European and Latin American Perspectives, (18):1–24.

Luchi, L. A. R. (2022a). Portaria de pessoal CT/UFES nº 12 de 13 de junho de 2022. Disponível em: [link]. Acessado em 31 de julho de 2024.

Luchi, L. A. R. (2022b). Portaria de pessoal CT/UFES nº 19, de 10 de agosto de 2022. [link].

Mulheres, E. U. (2017). Escritório USP mulheres - relatório de atividades 2016-2017. Disponível em: [link]. Acessado em 12 de julho de 2024.

Pereira, G. d. A. S. and de Cássia Campos, M. (2022). Percepções sobre violência de gênero: um estudo com mulheres que vivenciam o campus universitário da UEL-Londrina/PR. Ateliê Geográfico, 16(1):254–270.

Pires, R. S., Teixeira, M. R. R., Borges, L., Silva, A., da Silva de Carvalho, H. I., Barros, W., de Castro, C. A., de Vincenzi, B. V., Cavalcanti, V. R. S., Jacinto, A. L. D., Rodrigues, A. B., Range, C. M., and Couzemenco, F. (2023). Violências nas universidades: o acolhimento às vítimas e enfrentamento às violências de gênero e raça. Disponível em: [link]. Acessado em 18 de julho de 2024.

Ribeiro, M. F. C. and da Silva, K. L. (2018). Iniciativas feministas em combate ao machismo sistêmico no curso de engenharia elétrica da UFRN. In Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social, volume 15.

WHO (2002). World report on violence and health. Disponível em: [link] em inglês. Acessado em 12 de julho de 2024.
Publicado
17/10/2024
DALL’ORTO, Melina Schneider Campo. Ouvi no CT: Um Espaço de Fala das Mulheres no Centro Tecnológico da UFES. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO ESPÍRITO SANTO, 9. , 2024, Vitória/ES. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 107-116. DOI: https://doi.org/10.5753/eries.2024.244686.