Um estudo dos impactos da Inclusão Digital no cotidiano acadêmico de alunos Indígenas e Quilombolas

  • Jerlianni Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Luciana Berretta Universidade Federal de Goiás
  • Raimunda Santos Universidade Federal de Goiás

Resumo


Este trabalho tem como objetivo estudar o impacto do letramento digital no cotidiano de alunos Indígenas e Quilombolas que apresentam dificuldades ao utilizarem os recursos computacionais na prática acadêmica. Para a construção deste trabalho foram realizadas 3 etapas de pesquisa, sendo: a) a pesquisa exploratória para levantamento de material bibliográfico em que foi priorizada a busca sobre letramento, letramento digital e inclusão digital; b) pesquisa descritiva para observações e participação nas aulas do projeto Letramento Digital para Indígenas e Quilombolas; c) pesquisa qualitativa para avaliação contínua do desenvolvimento dos alunos. Com base nos dados cole- tados no decorrer desta pesquisa e nos relatos dos participantes, comprovou-se que esse tipo de iniciativa pode auxiliar estudantes a se sentirem mais incluídos digitalmente.

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Publicado
11/11/2020
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OLIVEIRA, Jerlianni; BERRETTA, Luciana; SANTOS, Raimunda. Um estudo dos impactos da Inclusão Digital no cotidiano acadêmico de alunos Indígenas e Quilombolas. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 8. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 211-222. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2020.13875.