Aplicação da Metodologia Ativa de Aprendizagem na disciplina de Fundamentos de Eletrônica do curso de Bacharelado em Ciência da Computação para se Evitar a Evasão

  • Sara Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Fernando Obana Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Max Marinho Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Edinaldo Júnior Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Thalita Rocha Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Lucas Sperotto Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo


A evasão em cursos de graduação em ciências exatas é um problema que todas as instituições de ensino superior estão sofrendo. Esse trabalho vem trazer o estudo e a aplicação de Metodologias de Aprendizagem Ativas na disciplina de Fundamentos de Eletrônica do curso de Ciência da Computação da UNEMAT de Alto Araguaia com o objetivo de reduzir a desistência e aumentar a permanência dos alunos nesta disciplina, na tentativa de se reduzir a evasão. São utilizadas duas metodologias ativas diferentes, a baseada em problemas e a baseada em projetos, e os resultados foram avaliados durante quatro semestres sequenciais

Referências

ALBRECHT, L. D.; KRÜGER, V. Metodologia tradicional x Metodologia diferenciada: a opinião de alunos. Revista Unijuí, Ijuí, n. 33, 2013.

BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em revista, v. 3, n. 4, p. 119–143, 2014.

BRAGA, N. C. Eletrônica Analógica. [s.l.] Editora Newton C. Braga, 2016.

BRAGA, N. C. O Circuito Integrado 4017. [s.l.] Editora Newton C. Braga, 2017.

GEWEHR, D. et al. Metodologias ativas de ensino e de aprendizagem: uma abordagem de iniciação à pesquisa. Ensino & Pesquisa, v. 14, n. 01, 2016.

LABS, S. D. Os 4 pilares da metodologia de trabalho do Google. Disponível em: <https://www.startse.com/noticia/empreendedores/10681/os-4-pilares-da-metodologia-de-trabalho-do-google>. Acesso em: 17 set. 2019.

LÁZARO, A. C.; SATO, M. A. V.; TEZANI, T. C. R. Metodologias ativas no ensino superior: o papel do docente no ensino presencial. CIET: EnPED, 2018.

MORAN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. S. YAEGASHI e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, p. 23–35, 2017.

OLIVEIRA, L. R. de et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e suas convergências com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. 2015.

SILVA, R. dos S. da. A neurociência como ferramenta para o ensino de ciências e biologia. 2019.

SILVA, S. M. Motivando crianças e jovens em ciência exatas, para um futuro brilhante. 2018. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/folders/1o9UiRnoKVixbtvWbkU3-fkCR84mvJbs5>.

TEODORO, N. M. Metodologia de ensino: Uma contribuição pedagógica para o processo de aprendizagem da diferenciação. Metodologia de ensino: Uma contribuição pedagógica para o processo de aprendizagem da diferenciação, p. 22, [s.d.]

VALLIM, M. B. R. et al. Incentivando carreiras na área tecnológica através da robótica educacional. Anais Do, v. 37, 2009.

VANESSA FAJARDO E FLAVIA FOREQUE. 7 de cada 10 alunos do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática, diz MEC. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/08/30/7-de-cada-10-alunos-do-ensino-medio-tem-nivel-insuficiente-em-portugues-e-matematica-diz-mec.ghtml>. Acesso em: 12 jun. 2019.
Publicado
11/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Sara; OBANA, Fernando; MARINHO, Max; JÚNIOR, Edinaldo; ROCHA, Thalita; SPEROTTO, Lucas. Aplicação da Metodologia Ativa de Aprendizagem na disciplina de Fundamentos de Eletrônica do curso de Bacharelado em Ciência da Computação para se Evitar a Evasão. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 8. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 223-236. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2020.13876.