Mapeamento Sistemático: Museu em Realidade Aumentada

  • Luan M. G. de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Luciana de Oliveira Berretta Universidade Federal de Goiás
  • Taciana Novo Kudo Universidade Federal de Goiás

Resumo


A Realidade Aumentada (RA) apresenta comportamentos altamente adaptativos e evolutivos e grande potencial no patrimônio cultural por gerar ambientes mais atraentes e imersivos nos aspectos audiovisuais. Nesse sentido, este trabalho realiza um estudo secundário na forma de Mapeamento Sistemático, que identifica e analisa estudos primários sobre propostas de Museus Virtuais desenvolvidos utilizando técnicas de RA para educação. Levantamos algumas das vantagens da utilização dessas técnicas de RA em Museus Virtuais, verificamos as principais formas de marcação utilizadas para ampliar os objetos virtuais, e percebemos que ainda são poucos os estudos que abordam Museus Virtuais com Técnicas de RA voltadas para o ensino.

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Publicado
25/10/2021
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OLIVEIRA, Luan M. G. de; BERRETTA, Luciana de Oliveira; KUDO, Taciana Novo. Mapeamento Sistemático: Museu em Realidade Aumentada. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 9. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1-11. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2021.18429.