Gii Tester: Uma Ferramenta Para Manutenção de Testes Automáticos de Software em Sistemas WEB

  • Allan Kaio Brito Macedo IFG
  • Alessandro Rodrigues e Silva IFG

Resumo


Sistemas WEB, principalmente aqueles expostos à Internet, necessitam de constante asserção de qualidade, obtida por meio de testes automáticos, dentre outros artefatos. Na Engenharia de Software, ao utilizar um modelo incremental no desenvolvimento, é necessário constante atualização dos testes durante a fase de manutenção, demandando tempo e consequentemente elevando o custo de desenvolvimento. Nesse trabalho é apresentado o desenvolvimento de uma ferramenta de produção de testes automáticos, denominada Gii tester. Que utiliza de técnicas de templates, juntamente com estratégias de padronização de código, para geração de testes funcionais automáticos.

Referências

CODECEPTION (2018). “Introduction”, [link], Novembro.

DEVMEDIA (2018). “Testabilidade e planejamento de testes de software”.

DECLAMARO, M., Jino, M., and Maldonado, J. (2017). “Introdução ao teste de software”. Elsevier Brasil.

FANTINATO, M., da Cunha, A. C. R., Dias, S. V., Cardoso, S. A. M., and Cunha, C. A. Q. (2004). “Autotest–um framework reutilizável para a automação de teste funcional de software”. Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.

FRAMEWORK, Y. (2018). “Guia definitivo para yii 2.0”.

FRANCH, X.; Ribó, J. (2002). “Supporting Process Reuse in PROMENADE”. Research

MACORATTI, J.C. “Padrões de projetos. 2010. O modelo MVC – Model View Controller”. Disponível em [link]. Acesso em 26/set/2022.

DANIEL, A., E. and Vitor, N., M. (2021). “Testes automaticados: Teoria e prática”. Disponível em [link]. Acesso em 23/nov/2023.
Publicado
07/12/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MACEDO, Allan Kaio Brito; SILVA, Alessandro Rodrigues e. Gii Tester: Uma Ferramenta Para Manutenção de Testes Automáticos de Software em Sistemas WEB. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 11. , 2023, Goiânia/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2023.237382.